Biblioteca Escolar

O Concurso Nacional de Leitura na Fernão

 
Dia 13 de janeiro teve lugar, no auditório, as provas a nível de escola do CNL. Apesar dos constrangimentos que vivemos atualmente, os alunos aderiram ao desafio e compareceram em número bastante razoável - cerca de 60 alunos do básico e secundário.
Os livros a que as provas se referiram foram O Conto da Ilha Desconhecida e A Viagem do Elefante, obras de José Saramago cujo centenário do seu nascimento comemoramos.Estes alunos podem orgulhar-se de já terem lido, de forma aprofundada, uma obra do nosso Nobel da Literatura!
Obrigada a todos que tornaram esta atividade da BE possível.

Paisagens Sonoras

 
No âmbito do projeto MOVE IN, um projeto financiado pelo PNL - Movimento 14/20, o músico e formador Rui Aires traz à escola o desafio da sonoplastia. Pretende-se aliar sons musicais a textos, desenvolvendo a criatividade e sensibilidade dos jovens.
Os alunos envolvidos fazem parte das turmas do 10º6 e do 11º7. É tudo música para os seus ouvidos!  

O Deus Janus

Para os romanos, Janus era o Deus da transição e da mudança entre dois momentos... um passado e um futuro.
Por isso, era representado com duas caras, uma voltada para trás e outra para a frente. Portanto, não é de estranhar que tenham escolhido o dia em que este Deus era festejado para a entrada no novo ano, o qual passou a ser considerado o 1 de janeiro.
Esta é a razão por que este dia, apesar de não representar nenhum momento especial da rotação da Terra em torno do Sol, ainda continuar a ser usado como símbolo da passagem do Ano... a transição entre um momento antigo que conhecemos e um futuro desconhecido e, por isso, mais incerto.
O momento presente surge assim como a transição entre um passado e um futuro.
in Newsletter CCV Estremoz, janeiro 2022

Sugestões "verdes" para 2022

Aproveite o início do ano de 2022 para mudar pequenos hábitos no seu dia-a-dia:
 
- Coloque os caules das folhas de alface em água durante 30 minutos para ficarem crocantes.
- Evite usar papel de cozinha e guardanapos de papel - utilize panos de limpeza e guardanapos de pano.
- Se tiver gengibre, alho ou outros condimentos a apodrecer, coloque-os numa cuvete com azeite para congelar e utilize como cubos de tempero mais tarde.
- Se tem o hábito de mastigar pastilhas elásticas, substitua-as por mints em embalagens de metal.
 
in Newsletter ZERO, janeiro 2022

Contagem para o Futuro

No passado dia 15 de dezembro tivemos o privilégio de contar com o Dr Carlos Fulgêncio para nos falar sobre o grave problema das alterações climáticas. A sua conferência “Contagem para o Futuro” foi transmitida em direto no Facebook da BE -  https://www.facebook.com/biblioteca.fmp.1/videos/637213254143298/.
Carlos Fulgêncio é o coordenador nacional da equipa do The Climate Reality Project ®, reeleito em dezembro de 2021 para o triénio 2022-2025. Fez o curso do Climate Reality Leadership Corps ™, com Al Gore, em São Francisco, em 2012, e é mentor na organização desde junho de 2018.
The Climate Reality Project ® é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em julho de 2011 pelo ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos (1993-2001) e Prémio Nobel da Paz (2007), Al Gore. O CRP ompreende uma rede global de mais de 35.000 ativistas, formados pessoalmente por Al Gore, presentes em 174 países de todos os continentes. A equipa em Portugal conta com mais de uma centena de líderes, de todas as idades e esferas da sociedade, distribuídos de norte a sul do continente e na R.A. da Madeira, e também com vários membros que colaboram em exclusivo com a equipa nacional a partir do exterior.
A missão da organização é catalisar uma solução global para a crise climática, fazendo das ações urgentes uma necessidade em todos os níveis da sociedade.
Cada um de nós pode fazer a diferença!

À Conversa com...Barbara Jursic

 
A visita a Portugal da diretora do Museu de Tecnologia em Ljubljana, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi aproveitada por nós, sobretudo porque Barbara Jursic, para além deste cargo na Eslovénia, também é tradutora e investigadora de José Saramago e escritora de livros para crianças. A sua vinda à Fernão no dia 25 de novembro insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura português promovidas pela Biblioteca Escolar.
Humilde, elegante nas palavras e muito simpática, Barbara esteve à conversa com professores e alunos sobre a sua atividade, respondeu a várias perguntas e, com a certeza de que todos temos um dom, também deixou questões no ar  como, por exemplo, " E a vocês? O que vos inspira?".  
No final, foram-nos ainda oferecidas as teses de mestrado e doutoramento da escritora bem como um exemplar do seu livro infantil " Ouriço Coração de Leão". 
Deixou sem dúvida a motivação para ler ou reler Saramago.

UM CONTO DE NATAL - DICKENS

 
Já apetece estar em casa, no sofá, de manta nos joelhos e a ver filmes, não é?
Pois é! Já cheira a Natal!
Deixamos uma sugestão de um filme animado para veres - trata-se de um clássico de Dickens em inglês!
Enjoy! Diverte-te!
https://youtu.be/a0ZJIFEb3A0

LEITURAS CENTENÁRIAS

A Fernão, por meio da biblioteca escolar, participou hoje, dia em que José Saramago faria 99 anos e dia em que começam oficialmente as comemorações do Centenário do seu nascimento, na atividade Leituras Centenárias. 100 alunos de 100 escolas de Portugal leram o único conto infantil do nosso Prémio Nobel da Literatura. A Isabel Luís do 9º1 representou a escola. Vejam aqui o vídeo https://youtu.be/bDHzv8d9mhA

Erasmus + BE = Sucesso

No âmbito do programa ERASMUS+, o projeto “LET’S CAMOLE – Let’s Create a Motivating Learning Experience” acolheu na Fernão professores e alunos da Eslovénia, Alemanha, Grécia, Lituânia e Hungria  entre os dias 9 e 12 de novembro.
A Biblioteca Escolar colaborou nesta mobilidade, sendo palco de narrativas em diversas línguas. A leitura como modo de expressão e de desenvolvimento de competências diversificadas veio, mais uma vez, demonstrar que a sua universalidade sobrepõe-se a qualquer diferença!
#Diferenciarparaincluir

Dia Mundial do Cinema

Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.
A palavra cinema pode ser definida como movimento gravado, pois trata-se de uma abreviação de cinematógrafo. O termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo", tem significado de gravar.
Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière.
O cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e propagar o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público cada vez mais com realismo.
Link:
https://espalhafactos.com/2020/11/05/dia-mundial-do-cinema-os-dez-melhores-filmes-das-ultimas-decadas/
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=NcXZfA8-Ufk
https://www.youtube.com/watch?v=Rg0w3aL3xcs
QUAL É O FIME DA TUA VIDA?