Biblioteca Escolar

Lembrar para não esquecer

 
Assinalam-se hoje, dia 27 de janeiro, 75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz- Birkenau pelas tropas soviéticas. Primo Levi refere em Se isto é um Homem (1947) que, ao verem os horrores do campo, os soldados "pareciam oprimidos não apenas pela compaixão, mas pelo...sentimento de culpa de que tal crime pudesse existir."
Lembrar o Holocausto, o extermínio aos milhares de judeus e não só, é lembrar que é fundamental manter os valores da Liberdade e da Tolerância como valores basilares do século XXI.

Alunos apurados para a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura-14ª edição

 
Após uma prova escrita e uma entrevista sobre as obras escolhidas, o júri da fase escolar do CNL  apurou, finalmente, os quatro finalistas que irão representar a Fernão Mendes Pinto na fase municipal. São os seguintes:
Ensino Básico - Isabel Luís (7º1) e Teresa Santos(9º2);
Ensino Secundário - Mariana Névoa (10º4) e Joana Faustino(10º7).
Todos os participantes tiveram um excelente desempenho e esperamos para o ano poder contar com mais alunos ainda!
Aos vencedores, desejamos muita boa sorte!

Temos livros novos na BE

 
Ano Novo, livros novos!
Para a maior parte de nós, uma das resoluções de ano novo é ler mais. Eis uma boa oportunidade de o fazer, dado que a BE acaba de adquirir livros novos.

ICE IS NICE!

 
O tema do conto deste mês foi o desenvolvimento sustentável. "Winston of Churchill" foi a história escolhida para o 8º3 ouvir e deixar-se encantar. Churchill é um urso polar indignado com o degelo, com o abate das árvores e com a acumulação do lixo. Para ajudar a melhorar o planeta, por um lado, resolve deixar de fumar e, por outro, organiza uma ação de sensibilização contra o aquecimento global que está a destruir o seu habitat.
Tal como Winston, se todos fizermos qualquer coisa no nosso quotidiano, mesmo que pequena, ajudaremos o mundo a ficar mais sustentável e aprazível.

Letras e Sons do Mundo na Fernão

 
A BE teve o prazer de se juntar à iniciativa "Letras e Sons do Mundo", promovida pelo GPRE, que juntou uma Encarregada de Educação, professores e alunos em torno de leituras e conversas. Assim, sob a Bandeira da Escola Intercultural, celebrou-se, com alegria e muita cor, o Dia Internacional das Migrações.
Como disse Marcel Proust, " A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos".

BOAS FESTAS!

 

"10 MINUTOS A LER" ESTÁ DE PARABÉNS !

No passado mês de outubro,a BE lançou o desafio a todos os alunos da escola no sentido de trazerem um livro para lerem durante os primeiros dez minutos da aula das 8h15.
Feito o balanço, verificou-se que a atividade teve uma boa adesão por parte dos alunos, sendo que a maioria registou o desejo de a repetir sugerindo, inclusive, que a mesma se prolongasse no tempo. Pôde-se também depreender o grau de satisfação de alguns desses alunos por terem proposto que a atividade fosse realizada duas vezes por ano ou mesmo o ano inteiro.
Quanto aos aspetos positivos, sublinha-se o silêncio, a ajuda na concentração, o facto de estarem todos juntos a ler e ainda a oportunidade de lerem o que quisessem (até a partir do telemóvel) e, nalguns casos, o que precisavam.
Como aspeto negativo, os alunos referiram a indisponibilidade de alguns professores para dar cumprimento à atividade. A registar 4 turmas do ensino secundário que não usufruíram deste momento de leitura em nenhum dos dias.
Conclui-se que os objetivos inicialmente definidos foram atingidos na sua grande maioria - criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler.
Tal como se afirmou aquando do lançamento dos " 10 minutos a ler ", a leitura dá um franco contributo para a melhoria da concentração e da disciplina, para além de desenvolver múltiplas literacias.
QUANTO MAIS LEMOS, MELHOR LEMOS !

DESCOBRE A EXPOSIÇÃO - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SOPHIA BREYNER ANDRESEN

 
As turmas 7º3 e 8º1 vieram à Biblioteca com as respetivas professoras de Português, Drª Deolinda Fernandes e Drª Ivete Saiago, a fim de ver, de forma atenta, a pequena exposição sobre o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Foi com entusiasmo e interesse que os alunos preencheram o questionário, tendo mostrado vontade de repetir este tipo de atividade.
Vamos a isso?
 

UM CONTO DE NATAL NA BIBLIOTECA

 
Segunda-feira, dia 2 de dezembro, foi dia de leitura em voz alta na BE. A professora Zoraida Teles, mais uma vez, leu um conto em língua inglesa. Os alunos do 8º1 estiveram atentos e muito interessados na bela história de Hans Christian Andersen - A Vendedora de Fósforos.
Para além de desenvolver o gosto pela leitura, importa lembrar que há crianças que, como a menina dos fósforos, não passam um Natal feliz. Cabe-nos a todos ajudar, não apenas nesta época natalícia, mas durante todo o ano!

A BE foi à Biblioteca da FCT

 
Hoje em dia a informação está acessível a todos e em grande quantidade. De facto, no mundo da (des)informação, importa adquirir competências ao nível da literacia digital para se saber distinguir, por exemplo, a informação que nos interessa daquela que não precisamos, isto é,  saber pesquisar e selecionar com critério e rigor.
No âmbito do projeto "Ler (com) ciência", a Biblioteca acompanhou as turmas 11º 6 e 11º 7 na ida à Biblioteca da FCT, no Monte da Caparica, o que constituiu já um passo importante nesta aprendizagem.