Biblioteca Escolar

Ser Sempre Criança

 
Hoje, dia 1 de junho e Dia da Criança, deixo um link do Projecto Adamastor que contem audiolivros para crianças. Contem igualmente outros para um público mais adulto.
http://projectoadamastor.org/audiolivros-para-criancas/

A única maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes. 
Oscar Wilde
 
 

Maria Velho da Costa

Maria Velho da Costa, Prémio Camões em 2002, morreu no passado dia 23 de maio.Fica aqui uma passagem do seu romance Lucialima. A capa do livro é de uma obra de Paula Rego com o mesmo nome.
            Adormecido o medo, no mar. Um rapazinho respira o ar do mar, o cuspo do mar. E ouve-lhe o mugir cavo e dobrado com o ronco das próprias entranhas. Isto é o mar, tudo o que há para haver. Um rapazinho dormente como num sonho, num intervalo no interior de um monstro.
E a propósito de mar...
...já sabes que a época balnear abre a 6 de junho. Não te esqueças que para além dos cuidados habituais na praia, em tempos de COVID-19, as restrições são bastantes. Mantem sempre o distanciamento para te protegeres e protegeres os outros!

Uma Aventura Literária 2020... temos vencedor!!!!

 
É verdade que nos concursos o que interessa é participar mas, se se ganhar, é ainda melhor!
Parabéns ao Rodrigo Pereira pela sua medalha de prata e ao professor de História, Nuno Ferreira, que incentivou e acompanhou a iniciativa.
A Fernão recebe prémios neste concurso pelo 2º ano consecutivo na Modalidade das Olímpíadas de História. 

25 de maio - DIA DE ÁFRICA

 
Festejar África é festejar a Cor e o Ritmo da Vida!
Festejar África é perpetuar Rituais e Estórias!
Inspirando-nos no livro de Nelson Mandela As Mais Belas Fábulas Africanas, para comemorar este dia, propomos-te duas atividades :
1- faz um desenho ou envia uma fotografia original que, por si só, conte uma história africana;
2- redige uma história africana que conheças ou inventa uma.
Envia o teu trabalho para biblioteca@esfmp.pt. Se quiseres, publicamo-lo aqui!
#bibliodiversidade

A circum-navegação de Fernão de Magalhães é Património do Mundo

 
De onde partiu Fernão de Magalhães? Por onde passou? Que perigos enfrentou?
Se fores visitar este site, podes fazer a viagem que Fernão de Magalhães fez em 1519 e conhecer a sua extraordinária epopeia. É uma atividade mesmo gira!
https://multimedia.expresso.pt/magalhaes2020/

Dia Internacional dos Museus 2020 – Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão

DIA 18 DE MAIO - O objetivo do Dia Internacional dos Museus é chamar a atenção sobre o facto de que "os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos." (...)
Com o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão", o Dia Internacional dos Museus 2020 tem como objetivo tornar-se um ponto para celebrar a diversidade de perspetivas que compõem as comunidades e o pessoal dos museus, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos através do que expõem e as histórias que contam.
http://icom-portugal.org/2019/12/19/dia-internacional-dos-museus-2020-museus-para-a-igualdade-diversidade-e-inclusao/

Astérix - agora a revista semanal online

 
Existe uma revista semanal inédita para animar os teus dias de confinamento. Contém atividades, jogos e BD’s de Astérix para toda a família!
 
Descarrega gratuitamente os primeiros 5 números:
https://www.asterix.com/pt-pt/gratis-a-revista-asterix-para-descarregar/

 
Diverte-te!

Requisitar e devolver livros da BE a partir de 18 de maio

No âmbito do Levantamento Progressivo das Medidas de Contenção da COVID-19, a ESFMP definiu que, por questões de saúde pública, a Biblioteca Escolar manter-se-á fechada. No entanto, por entendermos que a coleção da BE continua a ser de todos e para todos e por compreendermos a necessidade de acesso ao acervo da biblioteca por parte dos nossos alunos, o empréstimo domiciliário de material livro poder-se-á fazer a partir de dia 18 de maio, nas seguintes condições:
- o material deverá ser requisitado junto dos Assistentes Operacionais delegados para o efeito, preferencialmente durante o período da manhã;
- o material requisitado será registado em local próprio e nos mesmos termos do regulamento em vigor;
- no ato da entrega, com o registo da data da devolução, o livro ficará em quarentena num local próprio, após a qual poderá ser arrumado ou novamente emprestado. A quarentena terá a duração de 10 dias.
 A professora bibliotecária
                                                             
 

Join in!

Até 30 de junho, o acesso à Biblioteca de Graded Readers da Oxford é gratuito; basta registares-te no site https://www.oxfordlearnersbookshelf.com/.

Terás acesso, em inglês, a centenas de e-books, alguns com exercícios, para todas as idades e todos os níveis.

Pode ser útil no teu estudo.
 

Dia da Europa

No dia 9 de maio comemora-se o Dia da Europa, festejando-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
Esta página contém material visual - apresentações de diapositivos - que ilustram vários aspetos da UE. Disponibilizam explicações claras sobre o que é a União Europeia, o que faz e como funciona. Informa-te.
https://europa.eu/european-union/documents-publications/slide-presentations_pt