DIA DO DESASSOSSEGO

HOJE, a Fundação José Saramago assinala os 90 anos do Nobel da Literatura, com a inauguração de uma exposição que estará patente nas janelas da Casa dos Bicos e com a representação de excertos de Memorial do Convento, que agora cumpre o 30.º aniversário do seu lançamento.

A Casa está aberta ao público gratuitamente e ao meio dia será inaugurada uma exposição com textos de Saramago e ilustrações de 6 ilustradores portugueses e 3 espanhóis. Pelas ruas de Lisboa espera-se encontrar muita gente a ler, sobretudo Pessoa ou O Ano da morte de Ricardo Reis, de Saramago. É o “Dia do Desassossego”.

Os alunos da Fernão Mendes Pinto foram gentilmente convidados e estarão presentes turmas de Português (12º) e de Literatura Portuguesa (11º ano), com guiões de leitura preparados pelas alunas do Curso de Línguas e Humanidades sobre O Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, e a referida obra de Saramago com base no heterónimo pessoano.

A visita de estudo começará com percursos literários por Lisboa, lembrando Eça de Queirós, Cesário Verde, Fernando Pessoa e as respetivas biobibliografias, consoante os programas das disciplinas.