Serviço de Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação visa desenvolver as capacidades, os conhecimentos e as atitudes que permitam aos alunos tomar e concretizar decisões ao longo da sua vida. Neste sentido são de destacar as seguintes vertentes:

  • conhecimento de si
  • conhecimento das diferentes possibilidades escolares e profissionais existentes
  • aprendizagem do processo de decisão
  • aprendizagem da transição

Em termos individuais, visa-se ajudar os alunos a conceber e a pôr em prática os seus projectos pessoais (de estudos e profissionais), procurando-se que tenham em conta o desenvolvimento e aperfeiçoamento futuros e que tomem medidas com vista ao sucesso nas etapas escolares e profissionais seguintes. Para tal são realizadas actividades, individual ou colectivamente, recorrendo-se sempre que possível à colaboração dos Encarregados de Educação e Professores/Directores de Turma.

É dada uma especial atenção aos alunos que têm dificuldades em tornar decisões, que se inclinam para escolhas inadequadas, que fizeram escolhas irreflectidas, que assumem com dificuldade problemas que perturbam ou impedem o seu desenvolvimento pessoal, social, educativo ou profissional. São utilizados o aconselhamento individual ou em pequeno grupo, as entrevistas com Pais/Encarregados de Educação e os encaminhamentos de alunos e ou famílias para diferentes especialistas ou instituições que se tornem necessários.

Considerando a importância da divulgação de informação diversificada sobre as oportunidades de Educação e Formação que permita aos alunos de diferentes estratos sócio-económicos a realização de escolhas que lhes proporcionem sucesso, o SPO vem organizando anualmente, desde 1999, as "Jornadas de Orientação". Esta iniciativa tem contado com a adesão de Estabelecimentos de Ensino Superior (público, particular e cooperativo), Instituições Militares, Escolas Profissionais, Centros de Formação Profissional e Centro de Emprego de Almada.

Procura-se ainda implicar e envolver os alunos noutras actividades de orientação e informação escolar e profissional tais corno visitas de estudo, investigação/pesquisa e incentivar a frequência de actividades de complemento curricular bem como apoiar e integrar actividades da iniciativa dos vários agentes educativos incluídas no Plano Anual de Actividades da Escola.
No que se refere aos alunos em risco de abandono, com vista a uma conjugação de esforços no sentido de o evitar, têm sido estabelecidos contactos com Centros de Emprego e Centros de Formação Profissional (principalmente do Seixal) e com outras Instituições, tais corno o Centro Comunitário PIA II para a procura conjunta de soluções dos problemas destes jovens.