Normas de Funcionamento

    1. Todos os frequentadores da BE devem observar um clima de silêncio e de trabalho, que permita o usufruto por parte de todos dos diversos espaços e sectores da biblioteca.

    2. Todos os utentes têm livre acesso ao fundo documental, sendo responsáveis pela conservação do acervo documental e do equipamento utilizado.

    3. É permitido o trabalho de grupo na Biblioteca Escolar, salvaguardando-se o ambiente de trabalho necessário a todas as actividades em curso.

    4. Os livros requisitados devem ser devolvidos no prazo de dez dias úteis.

    5. Os professores poderão requisitar até cinco obras em simultâneo e os restantes utentes poderão requisitar o máximo de duas obras de cada vez.

    6. A Biblioteca Escolar arroga-se o direito de reservar algumas das suas publicações apenas para consulta presencial e/ou para sala de aula. Incluem-se nesta categoria as enciclopédias, os dicionários de língua e temáticos, os catálogos e atlas e os exemplares cuja raridade ou valor bibliográfico o justifiquem.

    7. Os pedidos de livros para empréstimo domiciliário podem ser renovados, por mais uma semana, desde que existam mais exemplares do mesmo documento e não haja lista de espera de outros utentes.

    8. No caso de incumprimento na devolução, os requisitantes ficam inibidos de proceder a nova requisição por igual período de tempo ao do seu atraso.

    9. Em caso de extravio ou dano imputável aos utentes, os mesmos deverão proceder à reposição ou indemnização da Biblioteca Escolar pelo material em falta.

    10. O visionamento de vídeos e de televisão e a audição de CD e DVD na BE exige a utilização de auriculares por parte dos utentes.

    11. Para aceder aos computadores, os utentes devem preencher o livro de registo e especificar a actividade pedagógica a desenvolver.

    12. Cada computador deve ser utilizado por um máximo de dois utentes em simultâneo.

    13. O período de utilização dos computadores e de pesquisa na internet por cada utente não deve exceder os 90 minutos diários.

    14. No caso de não existirem utentes inscritos, o período de trabalho poderá ser alargado, até que outro utilizador requeira o uso de um computador.

    15. É expressamente proibido utilizar os computadores para jogos não didácticos, downloads de programas e de material não didáctico ou para aceder a sites ou imagens cujo conteúdo seja inadequado à Biblioteca Escolar.

    16. A configuração dos computadores e do software, assim como a instalação e remoção de programas informáticos, compete única e exclusivamente aos responsáveis pela BE e pela sua manutenção.

    17. Em caso de necessidade, a instalação de programas deve ser solicitada com antecedência e em impresso próprio.

    18. O acesso aos computadores será vedado, por um período determinado, a quem deles fizer uso indevido.

    19. A requisição de material informático deve ser feita com a antecedência mínima de dois dias úteis e a máxima de dez.

    20. Os serviços de reprografia devem ser solicitados à Assistente Operacional de serviço e são sujeitos a pré-pagamento.

    21. Não é permitido comer nem beber nem o uso de boné no espaço afecto à BE.

    22. A Biblioteca Escolar possui caixa de reclamações e sugestões, as quais devem ser registadas em impresso próprio e devidamente identificadas.

    23. A Equipa da BE responderá a todas as reclamações, desde que devidamente identificadas e rejeitará as anónimas e aquelas que não respeitarem as normas do bom trato e do respeito pelo ser humano.