Visita ao Instituto Politécnico de Tomar

No dia 30 de Novembro de 2010, pelas 08h30, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo (11º8), juntamente com outras duas turmas, saíram da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto acompanhados pelas professoras Cátia Rodrigues, Isabel Rosendo e Lurdes Cruz, com destino a Tomar, para um encontro nas instalações do Instituto Politécnico com responsáveis pela licenciatura em Gestão Turística e Cultural e, seguidamente, para uma visita de carácter cultural ao Convento de Cristo.

Os objectivos desta visita de estudo foram: alargar o conhecimento de vias de estudo na área do Turismo e de instituições associadas; promover a ligação entre as vertentes ensino/vida profissional; entrar em contacto com outros alunos da mesma área profissional e usufruir de actividades concebidas pelos mesmos; desenvolver o “saber estar” em contextos diversificados; e aprofundar o conhecimento de uma cidade e dos seus monumentos mais significativos.

Ainda na parte da manhã, os alunos foram amavelmente recebidos no Instituto Politécnico de Tomar pelo Doutor Luís Mota Figueira - Director da Licenciatura de Gestão Turística e Cultural, pela Dr.ª Hermínia Sol - docente da Área de Línguas no IPT e Coordenadora ERASMUS para a Licenciatura de Gestão Turística e Cultural e pelo Dr. João Pinto Coelho, ex-aluno - actual Presidente da Associação Portuguesa de Turismo Cultural e Técnico Superior de Turismo.

Estes fizeram uma breve apresentação do Instituto e dos cursos existentes, deram os seus testemunhos sobre experiências académicas, pessoais e profissionais, falaram sobre a importância da internacionalização no ensino, explicaram como funcionavam programas como “Erasmus” e, por fim, responderam prontamente às questões que surgiram.

Seguidamente, foi tempo de almoço no refeitório do Instituto Politécnico, onde alunos e professores puderam socializar.

Numa segunda fase, na parte da tarde, os alunos deslocaram-se ao Convento de Cristo, em Tomar, onde os esperava a Técnica Superior de Turismo, Isa Ferreira. Depois das devidas apresentações e transmissão de regras para um melhor aproveitamento da visita, o percurso iniciou-se, sempre com carácter de visita guiada em formato histórico-cultural.

Os alunos e professores consideraram esta visita muito profícua não só pelo interesse pelo património português, mas também porque puderam aprender vários procedimentos em termos técnicos e detectar outros a melhorar, desenvolvendo assim a sua capacidade analítica de observação.

No final da visita, houve, ainda, tempo para uma pausa para lanche no centro de Tomar, onde alguns alunos e professores aproveitaram para comprar especialidades da doçaria Tomarense. Regressaram, por fim, a Almada, tendo alcançado a Escola Fernão Mendes Pinto por volta das 20h00.

Os alunos desta turma consideram relevante mencionar que se destacaram dos demais pela atitude interessada e pela postura profissional que mantiveram ao longo de toda a visita, realçando, ainda, o respeito com que trataram todos os colegas, professores e diversos intervenientes.

11º8 – CP Técnico de Turismo