Mudança de servidor concluída

Actualizado

Informam-se todos os utilizadores do website da ESFMP de que a mudança de servidor está concluída.

Deverá notar-se um aumento significativo na velocidade de resposta de todo o site em relação ao antigo servidor.

Os utilizadores do serviço de e-mail, bem como os responsáveis pelas várias secções do site (departamentos, jornal escolar, A.E., Moodle, etc) deverão brevemente receber os seus novos dados de acesso, os quais já foram entregues ao Conselho Executivo. De notar que os dados de acesso dos utilizadores do site em si permaneceram inalterados.

Para informações mais detalhadas, deverá ser consultada a página "Serviços Internet" deste site.

Alteração do domínio

O domínio esfmp.net está a ser descontinuado. Ao acederem a http://esfmp.net ou http://www.esfmp.net, os visitantes serão redireccionados para http://www.esfmp.pt. O domínio esfmp.net irá expirar a 31 de Outubro, data após a qual deixará definitivamente de ser possível aceder ao website através do mesmo, passando a ser o domínio esfmp.pt o único domínio para acesso ao website e respectivos serviços.

Alteração ao e-mail

A alteração do domínio implica a alteração das contas de e-mail dos utilizadores. A alteração é simples e afecta apenas o prefixo da morada: os endereços que anteriormente terminavam em @esfmp.net, passam a terminar em @esfmp.pt.

Por exemplo, um utilizador que anteriormente tinha a morada de e-mail abcd@esfmp.net passa agora a ter a morada abcd@esfmp.pt.

Até dia 31 de Outubro, enquanto o domínio esfmp.net estiver activo, e-mails enviados para moradas @esfmp.net serão entregues na morada correspondente @esfmp.pt. Após 31 de Outubro, e-mails enviados para moradas @esfmp.net não serão entregues de todo, pelo que é de extrema importância que os utilizadores notifiquem os seus contactos de que as suas moradas de e-mail foram alteradas e os informem das novas moradas, bem como a alteração do e-mail com que se tenham eventualmente inscrito em sites, fóruns, mailing lists, etc.

Uma grande alteração no serviço de e-mail é o facto de este passar a ser fornecido através do Google. Cada utilizador passa a ter uma caixa de correio com 2 Gigabytes de capacidade, acessível através do endereço http://mail.esfmp.pt, com um interface semelhante ao Gmail e a mesma filtragem de spam e vírus do referido serviço.

De notar que as mensagens de e-mail dos utilizadores foram todas mantidas durante a mudança de servidor, pelo que não será necessária a utilização das cópias de segurança.