Visita ao Parque Astronómico de Constância e às Salinas de Rio Maior

No dia 2 de maio de 2017, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, realizou-se uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Constância e ao Ecomuseu das Salinas de Rio Maior. Nesta visita, participaram as turmas 7º1 e 7º2, juntamente com as professoras: Cristina Azevedo, Liliana Gonçalves, Alice Rolo e Isabel Lopes.

Com este passeio, os alunos puderam conviver uns com os outros, mas também enriquecer os seus conhecimentos… Começaram por visitar o Centro de Ciência Viva de Constância, onde aprenderam e relembraram a matéria do 1º período sobre o Sistema Solar (os planetas, os seus movimentos de rotação e translação, as suas atmosferas, satélites, as suas temperaturas e o movimento aparente do sol ao longo das estações do ano, entre outros) e onde também construíram um Relógio Solar.
De seguida, depois de almoçar, os alunos e professores foram ao Ecomuseu das Salinas de Rio Maior, onde ouviram interessantes curiosidades sobre o Sal (Ex.: A palavra salário teve origem há muitos anos, quando os patrões pagavam aos seus trabalhadores em Sal, pois nessa altura este era muito valioso.) Observaram as Salinas e perceberam que, embora o mar esteja a mais de 30km, no poço central retira-se água salgada (300g de sal por cada 1L de água) porque a água que se infiltra nos lençóis subterrâneos passa por uma grande massa de sal-gema subterrânea deixada pelos oceanos há milhões de anos. Ainda que o sal se forma a partir de uma técnica de separação de misturas heterogéneas (sólido-líquido): a cristalização.
Foi um dia bem passado!
 
Beatriz Cruz, Raquel Silva e Tatiana Pinheiro – 7º2