“Honras a Fernão” na corte d’el Rei D. Sebastião

Integrado nas comemorações da escola sob o lema “30 anos a ser Fernão!”, realizou-se, no passado dia 28 de abril, a estreia do espetáculo “Honras a Fernão”, um projeto das turmas 8º3 e 7º5, coordenado pelas professoras Cristina Azevedo, Alice Rolo e Carla Piedade.

O projeto, incluído no protocolo celebrado entre a escola e o PMI Portugal, adotou a estratégia sugerida através do kit “Projetos do Futuro”, disponibilizado pela instituição, e teve como objetivos dar a conhecer a vida e obra de Fernão Mendes Pinto e a sua importância enquanto testemunho histórico, caracterizar a sociedade portuguesa do séc. XVI (figurinos, música, dança, costumes, gastronomia…) e promover o sentido de pertença à escola, a autoestima e a motivação. Ainda, e não menos importante, integrar os conhecimentos e as competências de diversas disciplinas, promover o efetivo envolvimento das famílias nos projetos das turmas e a ligação a iniciativas locais.
                O produto final foi sendo reajustado às necessidades, aos constrangimentos e às novas ideias dos elementos do grupo, tendo terminado com um espetáculo que dramatizava uma festa na corte portuguesa do século XVI, para dar a conhecer os relatos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto pelo oriente, com oferta pelo rei de banquete e baile aos convidados. O projeto incluiu assim animação musical e circense, dramatização, dança, projeção multimédia (cenografia), construção de adereços, conceção de figurinos e elaboração e distribuição de cartazes e marcadores, tendo envolvido trinta e quatro alunos, no total das duas turmas e sete professores.
                De salientar a relevante participação das famílias que se organizaram autonomamente, conceberam e confecionaram todos os “manjares” do banquete, alguns com receitas da época que briosamente pesquisaram, bem como trataram de toda a decoração da mesa. Ainda se ocuparam da reportagem fotográfica e da filmagem integral do espetáculo.
                No dia 9 de maio, a “Companhia” representou a escola na Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional de Almada, promovido pela Câmara Municipal de Almada, em plena Praça da Liberdade, numa enorme tenda montada para o efeito. Desta vez, e dados os constrangimentos comunicados pela organização, foi apresentada uma versão reduzida do espetáculo, mas bastante eficaz.
                De relevar o empenho de todos os participantes: alunos, professores, famílias, funcionários da escola e Direção para a concretização de um projeto que sentiram “seu” desde o início do ano. Este projeto promoveu, ainda,a aprendizagem dos alunos em relação à forma como se pensa, constrói e gere um projeto e à importância do trabalho de equipa e da corresponsabilização.
                Podemos concluir que o projeto foi um sucesso, quer porque se atingiram os objetivos pretendidos e os resultados esperados, quer pelo impacto nos alunos e na comunidade, quer ainda pela satisfação e prazer que todos sentiram nesta viagem ao século XVI…
                Bem-vindos! Bem-vindos à corte d’el Rei D. Sebastião, por Honras a Fernão!