“Ajudar a Salvar” - Formação em Suporte Básico de Vida

Nos dias 4 e 5 de dezembro realizaram-se na nossa escola duas manhãs de formação com os Bombeiros Voluntários de Almada, tendo como público-alvo os alunos de 9º ano, cuja temática principal consistiu na aprendizagem das manobras de Suporte Básico de Vida de adultos em situação de paragem cardiorrespiratória, passando pela Posição Lateral de Segurança (PLS), ou a técnica de Heimlich, para casos de asfixia por engasgamento.

As sessões incluíram uma primeira parte expositiva e uma segunda parte prática, em que todos os alunos puseram à prova as técnicas que tinham aprendido, com o empenho e entusiasmo de verdadeiros socorristas e que, quem sabe, um dia poderão ser decisivas para salvar uma vida.
Este desafio que a direção da escola propôs aos Bombeiros Voluntários de Almada conta com o apoio da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e irá desenrolar-se ao longo do ano, abordando ainda temáticas como a atuação em caso de quedas, queimaduras e outros acidentes em meio escolar e, inevitavelmente, o manuseamento seguro de extintores em caso de incêndio.
Além das turmas de 9º ano e da turma de Percurso Curricular Alternativo, esta formação terá ainda sessões direcionadas a todos os professores e funcionários da nossa escola.
E porque “Nunca lhes seremos suficientemente gratos”, a escola iniciará ainda brevemente uma campanha de recolha de fundos para os nossos soldados da paz, que lutam diariamente para cumprir o lema “Vida por vida”, mesmo com graves problemas de falta de meios físicos e materiais eficientes e eficazes.
Já nós, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, sob o lema “Ajudar a Salvar”, pensamos desta forma cumprir mais um passo no caminho humanista que nos diferencia.