United World Colleges - Candidaturas

Alunos de 10º e 11º ano, com idades dos 15 aos 17 anos, podem candidatar-se à frequência de um dos 17 colégios UWC espalhados pelo mundo, obtendo  equivalência ao 12º ano(Portaria nr 433/2005, de 19 de Abril, publicada no Diário da República – I.ª Série B). Existe a possibilidade de atribuição de bolsas de estudo, de acordo com a situação do aluno. Prazo de candidatura:4 de dezembro de 2017 a 13 de janeiro de 2018.Vídeo de apresentação em https://youtu.be/N8FbJS4HTHg. Mais informação em http://pt.uwc.org

De 4 de dezembro de 2017 a 13 de janeiro de 2018 estarão abertas as candidaturas aos United World Colleges (UWC), para estudantes portugueses que desejem terminar o ensino secundário num dos 17 colégios espalhados por todo o mundo. Alemanha, Arménia, Reino Unido, Costa Rica ou Singapura, são alguns dos países para onde poderão ir estudar.
 A UWC Portugal encoraja todos os alunos que frequentam o 10º ano de escolaridade a candidatarem-se. Nos UWC, os alunos poderão conviver e aprender num ambiente multicultural que privilegia a cooperação entre povos através da educação, do serviço comunitário e do voluntariado social. Os estudantes selecionados que necessitem de apoio financeiro terão bolsas de estudo adequadas à sua condição financeira.
Os UWC foram criados em 1962 com o objetivo de promover o entendimento para a paz e o desenvolvimento sustentável. Nelson Mandela, presidente honorário dos UWC, descreveu o Waterford Kamhlaba UWC (Suazilândia) como “um farol de esperança na noite escura do apartheid”. Já a Rainha Noor da Jordânia, que lidera o movimento UWC, define que “o objetivo do nosso movimento educacional não é apenas produzir jovens bem formados mas educar ativistas para a paz e os líderes do futuro capazes de enfrentar os desafios das suas próprias sociedades e contribuir para a construção de pontes entre comunidades e culturas nas suas regiões por todo o mundo”.
Os alunos selecionados terão oportunidade de, ao longo dos 2 anos num UWC, estudarem o International Baccalaureate (IB), diploma reconhecido internacionalmente, que, em Portugal, tem equivalência ao 12º ano fixada pela Portaria no 433/2005, de 19 de Abril, publicada no Diário da República – I.ª Série B.
Todos os documentos relativos às candidaturas e demais informações estão disponíveis no site da Associação UWC Portugal (http://pt.uwc.org) e através do email (info@pt.uwc.org).
Informações adicionais:
Os 17 colégios UWC estão espalhados por todo o mundo (Itália, Reino Unido, Tailândia, Costa Rica, Hong-Kong, Arménia, China, Holanda, Índia, Bósnia-Herzgovina, Japão, Canadá, Noruega, Alemanha, Singapura, Estados Unidos da América e Suazilândia).
Cada colégio tem representadas cerca de 80 nacionalidades, promovendo a diversidade de alunos e docentes. Em 1969 foi selecionada a primeira aluna portuguesa a representar Portugal nestes colégios. Há, neste momento, 30 alunos portugueses a frequentar UWC (http://www.pt.uwc.org/nossosalunos)
A Associação UWC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivos a divulgação, seleção e angariação de fundos para que alunos portugueses possam representar Portugal nos UWC.
Vídeo de apresentação - https://youtu.be/N8FbJS4HTHg