MaxMin na XI Competição Nacional do programa JA "A Empresa"

No dia 28 de maio de 2018 terá lugar, no Museu do Oriente, a XI Competição Nacional do programa JA “A Empresa”. As alunas Gabriela Santos, Mafalda Martires, Margarida Ferreira e Maria Marreiros do 12º5, cuja empresa MaxMin foi apurada para esta final no passado dia 19 de Abril, na Feira (I)limitada realizada no Fórum Lisboa, irão, uma vez mais, defender o seu produto, juntamente com as outras 25 miniempresas selecionadas. No final do dia será anunciada a miniempresa vencedora, que passará à JA Europe Company of the Year Competition, a realizar em Belgrado (Sérvia), entre 16 e 19 de julho de 2018. Boa sorte à equipa da Fernão!

Alunas participantes no projeto descrevem o processo de formação, desenvolvimento e seleção das suas empresas
               
 Às turmas 4 e 5 do 12º ano foi proposto desenvolver um projeto de empreendedorismo, dinamizado pela Junior Achievement. Este projeto sob o tema a Empresa, consiste na criação de uma miniempresa. Todos os grupos das duas turmas participaram com os seus trabalhos na 1ª fase. Passaram à fase seguinte dois grupos, que foram representar a Escola na semifinal, que decorreu no Fórum Lisboa -  Feira (I)limitada, no dia 19 de abril. O grupo composto pelas alunas: Bruna Medeiros, Diana Rodrigues, Débora Rodrigues, Inês Pinto e Inês Matos, apresentou o seu produto "Light Key". O outro grupo, composto pelas alunas: Gabriela Santos, Mafalda Martires, Margarida Ferreira e Maria Marreiros, defendeu o seu produto "Max Min". No final do dia, depois do apuramento dos resultados das apresentações feitas durante a manhã (50 miniempresas) e das opiniões do Júri, passou à final a Equipa "Max Min", que irá defender o seu produto no dia 28 de maio ".
A professora orientadora do projeto faz uma retrospetiva do seu trabalho e partilha emoções
Durante o ano letivo em curso e desde o início do 1º período as turmas 12º4 e 12º5 na disciplina de Economia C integraram o projeto “A Empresa” da responsabilidade da Junior Achievement Portugal. Ambas as turmas dividiram-se em grupos (cinco em cada turma) e no contexto de sala de aula os diferentes grupos foram desafiados a criar e a gerir uma miniempresa.
Uma vez constituídas as equipas/miniempresas, os alunos contaram com o apoio da professora da disciplina e de uma voluntária (da Junior Achievement Portugal) para que, num trabalho em equipa, conseguissem atingir os objetivos que o programa propõe:

  • Organizar uma miniempresa;
  • Desenvolver um plano de negócios;
  • Gerir uma miniempresa;
  • Liquidar uma miniempresa.

 Todas as equipas cumpriram a 1º etapa do projeto, foram criadas dez miniempresas, e foram enviadas as candidaturas.
No dia 7 de abril de 2018 duas equipas do 12º5 foram selecionadas para no dia 19 de abril participarem na semifinal no Fórum Lisboa:
 Miniempresa LightKey representada pelas alunas: Bruna Medeiros, Débora Rodrigues, Diana Rodrigues, Inês Pinto Filipe e Inês Matos.
 Miniempresa MaxMin representada pelas alunas: Gabriela Santos, Mafalda Martires, Margarida Ferreira e Maria Marreiros.
 
As duas equipas selecionadas fizeram a divulgação em palco das suas mini-empresas perante um júri, composto por elementos do mundo empresarial, da parte da manhã. Durante a tarde montaram os seus stands, divulgaram os seus produtos e continuaram a ser avaliadas pelo júri do projeto.
No final da tarde foram anunciadas as miniempresas que passariam à final nacional.
Foi com grande orgulho e muita emoção, enquanto professora orientadora destas alunas, que ouvi o nome da empresa MaxMin ser apurada para a final nacional.
Enalteço a forma como as duas equipas trabalharam para cumprir todos os objetivos em contexto de sala de aula e a forma surpreendente como divulgaram as suas empresas quer em palco quer nos stands, fruto de um grande empenho, muita motivação e muito trabalho.
Agradeço a todas a forma como trabalharam, como ouviram os meus conselhos e ainda acrescentar que é um prazer ser vossa professora.
Agradeço ainda a todas as equipas não apuradas a forma como trabalharam.
Para a empresa MaxMin a competição continua e o trabalho também.
Boa sorte para a final e bom trabalho.
 A professora de Economia C
Maria Leonor Brandão