Exposição 2x Meia Dúzia De Razões Para Sonhar contagia visitantes

Observar, interpretar, deixar-se levar pelas emoções e pela imaginação, eis o que aconteceu durante a visita à exposição 2x Meia Dúzia De Razões Para Sonhar. Alunos do 8º ano, acompanhados pela sua professora de Português, percorreram os quadros de Miguel Morais e Ricardo Silva e quiseram dar-nos o testemunho do impacto sentido. Com 2x Meia Dúzia De Razões Para Sonhar estimulou-se a sensibilidade perante o objeto artístico e o uso da palavra para traduzir emoções.

Integrada na Semana das Artes, a exposição 2X Meia Dúzia De Razões Para Sonhar, inaugurada no dia 7 de junho, na nossa escola, revelou-se um sucesso.
Como se pode deduzir pelo título, apresentaram-se 12 obras realizadas por dois alunos, Miguel Morais e Ricardo Silva, que levaram cada visitante a viajar pelo estado de alma dos autores que os inspirou em cada pintura. As 6 obras de cada aluno representam os sonhos, a paixão, a natureza, recorrendo a cores quentes e vivas e a formas simples e equilibradas.
Destacaram-se duas obras:

  • ”Um acordar”, de Ricardo Silva, por ser a mais fácil de se entender e por ter levado a diferentes leituras na troca de palavras entre professores e alunos;
  • “Orquídeas”, para Francisco Candeias, aluno do 8º2, “definitivamente a obra mais abstrata da exposição”, conduz cada visitante a fazer uma leitura da expressão das emoções sentidas pelo artista através da arte.

Pelo exposto, o título da exposição não podia ser mais adequado: os dois artistas fizeram meia dúzia de obras que fazem sonhar e entrar no mundo da imaginação.
 
Francisco Grade Candeias, Nuno Ventinhas, Pedro Rodrigues - 8º2
Professora de Português: Ivete Saiago