Selo Europeu para as línguas

A Fernão acaba de ser premiada com o Selo Europeu para as Línguas.
Este galardão, criado pela Comissão Europeia, tem por objetivo dar visibilidade a projetos inovadores e bem-sucedidos no campo do ensino/aprendizagem das línguas e encorajar uma adoção mais alargada dessas abordagens.

A Utilização de Práticas Teatrais no Ensino-Aprendizagem de Línguas Não Maternas, uma metodologia amplamente testada na Fernão, correspondeu aos critérios acordados a nível europeu e mereceu este selo de qualidade.
O “Alemão em Cena”, um projeto a entrar no 9º ano de existência, em parceria com o Goethe-Institut, e o Projeto Erasmus+ SIMELTA – Studying Innovative Methods of Education for Languages through Theatrical Activities, em curso desde 2018, ambos coordenados por Lurdes Cruz, têm estudado e posto em evidência os benefícios do uso de práticas teatrais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. A metodologia, para além de ser usada na criação das peças apresentadas no festival de teatro escolar em alemão, foi aplicada em aulas de francês e alemão e ainda, de modo inovador e com reconhecido êxito, junto de alunos estrangeiros, aprendendo o Português como língua não materna.