“Os livros da minha vida...com João Couvaneiro”

Montaríamos ali três tendas e permaneceríamos até ao cair da tarde, não fora a sineta dos compromissos. O comunicador, não por acaso declarado Apple Distinguished Educator e nomeado para o Global Teacher Prize, a cada experiência de leitura aliou um testemunho ou uma reflexão pessoal. Voluntariado, refugiados, violência, vítimas, solidariedade, participação política (polis), liberdade, globalização, emprego… O elogio da lentidão e do inútil, tão construtivos nas relações humanas, na aceitação e inclusão do outro, na edificação do sentido de pertença e de responsabilidade comum…
Um dos momentos auge da Semana da Leitura 2019 foi, sem sombra de dúvida, “Os livros da minha vida...com João Couvaneiro”, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, atividade inserida no programa +Leitura + Sucesso e promovida pela biblioteca municipal.

Os alunos presentes registaram os seus testemunhos, marcados por uma experiência que quiseram repetir, sabendo que valeria a pena, embora não adivinhassem a profundidade das histórias que a todos deixou estarrecidos, num silêncio preenchido e com cândidas lágrimas nos olhos.
Assim se fazem leitores!