Regresso à Escola - mensagem da Diretora

Estimados Encarregados de Educação
Neste momento de regresso à Escola dos vossos filhos e nossos alunos, sinto a necessidade de partilhar umas palavras com todos.
Apesar de todo o ambiente de incerteza e desta nova realidade que não prevíamos viver, posso garantir-vos que tudo fizemos para assegurar as condições necessárias ao bem estar e segurança de todos os jovens que vão regressar à Escola.
Gostava de recordar um texto para mim emblemático, e que aqui deixo, que se encontra plasmado no projeto de intervenção da Diretora.

 “A Educação é o ponto em que se decide se se ama suficientemente o mundo para assumir responsabilidades por ele e, mais ainda, para o salvar da ruína que seria inevitável sem a renovação, sem a chegada dos novos e dos jovens. A educação é também o lugar onde se decide se se amam suficientemente as nossas crianças para as não expulsar do nosso mundo e as deixar entregues a si próprias, para não lhes retirar a possibilidade de realizar qualquer coisa de novo, qualquer coisa que não tínhamos previsto, mas para, antecipadamente, as preparar para a tarefa de renovação de um mundo comum.” (Hannah Arendt ,1961).
Assumo aqui o compromisso da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto de que tudo faremos para construir a melhor solução para todos, equilibrando as questões da saúde com as expectativas académicas e pessoais dos nossos alunos. Peço-vos CONFIANÇA e COLABORAÇÃO.
Como se diz por aí, em fóruns essenciais, para problemas sociais complexos, soluções integradas.
COLABORAR FAZ TODA A DIFERENÇA!
Obrigada por fazerem parte desta comunidade!
Ana Pina