Dia Mundial de Combate ao Bullying

Ontem assinalou-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. O Gabinete de Psicologia sugeriu uma "Onda Azul" e foi incrível a adesão. Toda a comunidade educativa da nossa escola vestiu uma peça de roupa azul para dar mais visibilidade a esta causa.

Este combate deve ser feito todos os dias, nas nossas escolas, casas e cada vez mais noutros contextos da vida das nossas crianças e jovens em idade escolar. É muito importante que se crie o habito de prevenir, combater e intervir neste tipo de comportamentos, sejam estes presenciais ou através das redes sociais ou outras plataformas digitais.
A missão de prevenir e combater o bullying e o cyberbullying é de todos e quando sabemos de algo e nada fazemos, não estamos a ser neutros, estamos a tomar uma decisão, a incentivar o(s) agressores a continuarem as suas ações agressivas.
Capacitar as nossas crianças e jovens é o mote, através da realização de projetos/programas de prevenção e intervenção dos comportamentos de bullying e cyberbullying, envolvendo toda a comunidade (não apenas a educativa, toda a sociedade) e com a premissa que as crianças e jovens em idade escolar devem ser vistos como parte da solução e não apenas como parte do problema, esta mudança, fará toda a diferença.
O bullying e o cyberbullying deixam "marcas", muitas vezes, para sempre...
sejamos TODOS nesta e noutras causas, menos eco e muito mais voz! (Dr Luís Fernandes)
 
Obrigada a todos!
Sílvia Relíquias (Psicóloga)
s.reliquias.spo@esfmp.pt