FAC e o Brilho dos Mais Jovens na 5ª Prova do Nacional de Sala

Com a organização da prova a cargo do Sporting Clube de Portugal, realizou-se ontem, no belíssimo pavilhão Municipal do Casal Vistoso a 5ª prova do Nacional de Sala. Nesta longa jornada de 13 horas de competição, em resultado do elevado número de atletas em prova, 200 em representação de 19 clubes, o FAC fez-se representar por 10 dos seus atletas, destacando-se desta feita as brilhantes prestações dos dois mais jovens.

O juvenil recurvo Lourenço Martins (apenas na sua 2ª competição) e o cadete recurvo Miguel Correia ambos com medalhas de prata e com 2 recordes pessoais estabelecidos.
Três medalhas, uma de ouro, duas de prata e uma taça de equipas constituíram nesta prova o pecúlio reunido pelos nossos campeões.
Então por partes:
Ana Martins (arco recurvo veterana) – Medalha de ouro;
Lourenço Martins (arco recurvo juvenil) – Medalha de prata.
Após a obtenção do 1º lugar na primeira metade da prova o nervosismo sentido levou-o a uma prestação menos brilhante na 2ª parte, mas mesmo assim suficiente para estabelecer um novo máximo pessoal das 60 flechas;
Miguel Correia (arco recurvo cadete) – 2º lugar no open e medalha de prata após eliminatórias.
Após uma primeira parte do open em que acrescentou 20 pontos à sua melhor marca das 30 flechas conseguiu na segunda parte, apesar do incômodo doloroso de uma lesão, manter um bom desempenho alcançando mesmo assim um novo máximo pessoal das 60 flechas.
Nas eliminatórias, já em sofrimento conseguiu ainda assim vencer nos 4º de final por 6-2, nas meias-finais por 7-3 tendo soçobrado, apesar da boa réplica, apenas na disputa do ouro perante o bicampeão nacional.
Henrique Quintanilha (arco recurvo júnior) – 4º lugar no open e 6º lugar final após eliminatórias;
No super competitivo escalão de arco recurvo sénior de entre 29 atletas em competição obtivemos as seguintes classificações:
12º Tiago Rodrigues; 15º Henrique Bastos e 16º Leandro Almeida. O resultado obtido pelos nossos atletas proporcionou ainda assim o 4º lugar por equipas mantendo-nos nessa qualidade na disputa do apuramento para a final-round.
No escalão de arco recurvo veteranos com 18 atletas em prova obtivemos as seguintes classificações: 12º Luís Rodrigues e 15º Jorge Bastos.
José Pinheiro (barebow veterano) – a recuperar de uma paragem forçada devido a furto do seu equipamento e a competir com equipamento provisório de substituição quedou-se por um 10ºlugar.
Em equipa mista de arco recurvo veteranos a taça de 1º lugar para equipa constituída pela Ana Martins e pelo Luís Rodrigues.
Um agradecimento para a Carla Quintanilha, mãe do Henrique, para o Alexandre Martins, pai do Lourenço e para o Nuno Correia pai do Miguel, pelo apoio prestado quer na deslocação de atletas quer ao longo da prova.