Oferta Formativa

A oferta de cursos divide-se em três grupos:

Cursos de Educação e Formação – CEF: proporcionam aos jovens um conjunto de ofertas diferenciadas, que permitem o cumprimento de da escolaridade obrigatória ou secundária e a obtenção de qualificação profissional, devidamente certificada.

Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, sem qualificação profissional, em risco de abandono ou que já abandonaram a escolaridade.

Cursos Profissionais: educação de Nível Secundário que se caracteriza por uma forte ligação ao mundo do trabalho, visando uma aprendizagem que valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.

Destinam-se a jovens que concluíram o 9º Ano de escolaridade e que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho não excluindo a possibilidade de, mais tarde, prosseguir estudos de nível superior.

Cursos de Educação e Formação de Adultos: oferta formativa assente em percursos flexíveis de formação, para adultos, que possuam baixos níveis de escolaridade e de qualificação profissional. Estes cursos podem conferir certificação escolar e profissional ou apenas escolar.

Destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, não qualificados ou sem qualificação adequada para efeitos de inserção no mercado de trabalho e que não tenham concluído a escolaridade básica de quatro, seis ou nove anos (4º, 6º ou 9º anos de escolaridade).

Fonte: http://www.drel.min-edu.pt
Informação complementar em: http://www.anq.gov.pt/default.aspx