ESFMP em Adana - Turquia

Durante a semana foram divulgados trabalhos e produtos finais de todas as escolas. Em simultâneo os visitantes foram também tomando contacto com a escola de Adana, a cidade e algumas atracções do país.
De particular interesse foi o dia 11 de Maio em que, com a presença de individualidades locais, se procedeu à inauguração da exposição organizada por alunos e professores e que constituiu uma mostra significativa do trabalho levado a cabo por todos os intervenientes, ao longo dos dois anos de duração do Projecto. A enriquecer o evento, uma mesa cheia de especialidades de cada país convidava a experimentar novos sabores e a satisfazer curiosidades num diálogo em que predominaram a simpatia e a afabilidade.

Após a apresentação de alguns trabalhos seleccionados para a ocasião, seguiu-se a avaliação do Projecto e do seu impacto nas diversas escolas. A intervenção dos vários participantes deixou patente a satisfação com os resultados obtidos. Na sua opinião a dimensão europeia saiu fortalecida em cada uma das escolas e visível, motivadora e enriquecedora foi ainda a dinâmica subjacente ao desenvolvimento do Projecto. De louvar é a ligação entre os cinco países e as seis escolas que chegaram à fase final, tendo-se gerado amizades, reforçadas durante os diversos encontros do Projecto, e descoberto afinidades silenciadas pela distância e isolamento, até, de alguns dos países.

Em acto simbólico foi plantada uma árvore por cada país representado neste encontro final de parceiros, para que, crescendo, seja passado, no futuro, o testemunho de uma aliança sentida no presente.

Dos jovens envolvidos nesta admirável caminhada de dois anos espera-se que, tal como aquelas árvores, cresçam, desenvolvam raízes e, acreditando na força do diálogo, fortaleçam a convicção de que a tolerância, o respeito pelo outro, a amizade e a paz, fazem nossa qualquer terra e nossos irmãos todos os homens.