Biblioteca Escolar

À Conversa com...Barbara Jursic

 
A visita a Portugal da diretora do Museu de Tecnologia em Ljubljana, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi aproveitada por nós, sobretudo porque Barbara Jursic, para além deste cargo na Eslovénia, também é tradutora e investigadora de José Saramago e escritora de livros para crianças. A sua vinda à Fernão no dia 25 de novembro insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura português promovidas pela Biblioteca Escolar.
Humilde, elegante nas palavras e muito simpática, Barbara esteve à conversa com professores e alunos sobre a sua atividade, respondeu a várias perguntas e, com a certeza de que todos temos um dom, também deixou questões no ar  como, por exemplo, " E a vocês? O que vos inspira?".  
No final, foram-nos ainda oferecidas as teses de mestrado e doutoramento da escritora bem como um exemplar do seu livro infantil " Ouriço Coração de Leão". 
Deixou sem dúvida a motivação para ler ou reler Saramago.

UM CONTO DE NATAL - DICKENS

 
Já apetece estar em casa, no sofá, de manta nos joelhos e a ver filmes, não é?
Pois é! Já cheira a Natal!
Deixamos uma sugestão de um filme animado para veres - trata-se de um clássico de Dickens em inglês!
Enjoy! Diverte-te!
https://youtu.be/a0ZJIFEb3A0

LEITURAS CENTENÁRIAS

A Fernão, por meio da biblioteca escolar, participou hoje, dia em que José Saramago faria 99 anos e dia em que começam oficialmente as comemorações do Centenário do seu nascimento, na atividade Leituras Centenárias. 100 alunos de 100 escolas de Portugal leram o único conto infantil do nosso Prémio Nobel da Literatura. A Isabel Luís do 9º1 representou a escola. Vejam aqui o vídeo https://youtu.be/bDHzv8d9mhA

Erasmus + BE = Sucesso

No âmbito do programa ERASMUS+, o projeto “LET’S CAMOLE – Let’s Create a Motivating Learning Experience” acolheu na Fernão professores e alunos da Eslovénia, Alemanha, Grécia, Lituânia e Hungria  entre os dias 9 e 12 de novembro.
A Biblioteca Escolar colaborou nesta mobilidade, sendo palco de narrativas em diversas línguas. A leitura como modo de expressão e de desenvolvimento de competências diversificadas veio, mais uma vez, demonstrar que a sua universalidade sobrepõe-se a qualquer diferença!
#Diferenciarparaincluir

Dia Mundial do Cinema

Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.
A palavra cinema pode ser definida como movimento gravado, pois trata-se de uma abreviação de cinematógrafo. O termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo", tem significado de gravar.
Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière.
O cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e propagar o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público cada vez mais com realismo.
Link:
https://espalhafactos.com/2020/11/05/dia-mundial-do-cinema-os-dez-melhores-filmes-das-ultimas-decadas/
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=NcXZfA8-Ufk
https://www.youtube.com/watch?v=Rg0w3aL3xcs
QUAL É O FIME DA TUA VIDA?

Saramago: 100 anos

Iniciamos este mês as Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago com as seguintes iniciativas:
- Exposição na Biblioteca;
- Lançamento do concurso no domínio das Artes “Saramago: 100 anos” com o  tema único A PASSAROLA;
- Lançamento da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL com a seleção das obras selecionadas “O Conto da Ilha Desconhecida” para o ensino básico e“A Viagem do Elefante” para o ensino secundário e cursos profissionais;
- Leituras centenárias – leitura e gravação do conto “A Maior Flor do Mundo”;
Outras iniciativas virão...há sugestões?

10 minutos a Ler no Mês das Bibliotecas Escolares

 
#10minutosaler e a BE vai à aula
Embora a iniciativa "10 minutos a Ler" seja já habitual na nossa escola, a Bibiloteca quis reforçar os 10 MINUTOS A LER durante dois dias seguidos- dias 27 e 28 de outubro. 
Hoje, na turma 7º1, a PB apresentou várias propostas de livros para os projetos de leitura da turma e leu durante 10 minutos a convite da professora de Português Teresa Monteiro.
Obrigada pela oportunidade!

10º4 - Clube de leitura

 
Hoje os alunos da turma do 10º4, juntamente com a professora de Filosofia e a professora bibliotecária, estiveram à conversa em torno das suas escolhas de livros, filmes ou séries. O que nos emociona neste ou naquele livro? O que nos liga a esta ou aquela personagem? Que conexão especial temos com determinada passagem do livro ou filme?
As expetativas das professoras dinamizadoras foram superadas porque os alunos impressionaram com o seu discurso organizado mas sobretudo muito honesto. 
Obrigada pela partilha!

Palavras versus Imagens- 11º 1 debate ideias na BE

A PB lançou o repto: criar uma atividade a partir do filme “Por falar em Amor” (“Words and Pictures”, em inglês). Assim, assistimos hoje a um debate realizado pelo 11º 1 no âmbito da disciplina de Filosofia em que os alunos expuseram, de forma clara e organizada, as suas ideias. Conclui-se que as imagens e as palavras complementam-se, mas o que sobressaiu foi a seguinte frase de um aluno da turma:
 “Foram criadas as palavras para o que as imagens não conseguem exprimir.”
Alguma objeção?

Era Uma Vez Um Grão de Areia

 
 
Desafiada pela Profª Cláudia Carvalho, a professora bibliotecária foi à aula de Ciências Naturais do 7º3 ler o conto "Era uma vez um grão de areia" de Galopim de Carvalho no âmbito da transformação dos minerais. Foi uma iniciativa muito interessante e os alunos, para além de ouvirem uma história, perceberam que um grão de areia é uma partícula mineral de origem variável.