Biblioteca Escolar

"DE OLHO EM CAMÕES" - Comemoração dos 500 anos do seu nascimento

 
"DE OLHO EM CAMÕES"
Visione AQUI uma seleção de vídeos sobre CAMÕES nos 500 anos do seu nascimento.
Celebre connosco esta grande figura de Portugal e do mundo!

CAMÕES - Poeta e viajante - Webinário

 
Neste webinário vais conhecer a Professora Rita Marnoto e refletir sobre a importância da obra de Camões na construção de uma identidade ligada ao Civismo, Humanismo e valores.
Visiona AQUI o Webinário

"escrever CAMÕES" - Comemoração dos 500 anos do seu nascimento

 
As Edições Colibri (www.edi-colibri.pt), a quem agradecemos, ofereceu esta obra à nossa biblioteca.
Mais informações sobre esta obra: AQUI
Recomendamos que considerem esta obra no âmbito das comemorações e atividades relacionadas com esta efeméride. 
Ângelo Rodrigues
Professor Bibliotecário Substituto

FERNÃO ENTRE CULTURAS

No passado dia 21 de novembro, com a presença da direção da escola e de ilustres convidados, nomeadamente  do Sr Presidente de Administração da Fundação Casa de Macau e do Sr Coronel Raposo da Força Aérea Portuguesa, teve lugar a inauguração do projeto FERNÃO ENTRE CULTURAS. Trata-se de uma parceria entre a Fundação da Casa de Macau (FCM) e a nossa Escola, um projeto coordenado respetivamente pela Dra. Joana Silva da FCM e pela professora bibliotecária, Alexandra Alves, que terá lugar durante dois anos letivos e visa dinamizar múltiplas atividades, diversificadas nas suas metodologias e nos seus recursos.
Pretendemos sobretudo elevar o nome do nosso patrono, Fernão Mendes Pinto, sublinhando-o como uma importante ponte entre o Ocidente e o Oriente, uma fonte de estudo e interesse inesgotável e uma motivação para a continuação de aventuras e sonhos. Não esqueçamos que Fernão, também ele, representa um exemplo de tolerância e de aceitação do outro.
Marcel Proust afirmou que “A verdadeira viagem da descoberta consiste não na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhares sobre elas.” E é, de facto, esta viagem da descoberta que se procura com este projeto, sugerindo justamente novos olhares, alargando perspetivas e expandindo a visão do mundo dos alunos para lá daquela que já conhecem. Ousar ir cada vez mais longe na sua curiosidade e no seu conhecimento, tal como o autor da “Peregrinação”.
A primeira atividade dinamizada pelo projeto foi o concurso para o logotipo do projeto. Esta foi levada a cabo pela turma 12º6, na disciplina da profª Teresa Castro durante as suas aulas. O logotipo vencedor pertence à aluna Diana Nunes, mas todos os participantes estão de parabéns.
O evento terminou com a visita à excelente exposição cedida pela Força Aérea Portuguesa e guiada pelo Diretor do Museu do Ar.
Agradecemos a todos os que connosco colaboraram no evento, nomeadamente ao aluno Pedro Moraes (12º4) que apresentou a cerimónia.
A Equipa da BE
 

Desejamos um excelente 2024-25!

 
A Escola é um desafio permanente - onde situamos a informação e o conhecimento no tempo do digital e da era da inteligência artificial? Onde ensinamos para o comum destacando o singular?
Pensamos que a biblioteca pode criar momentos e experiências únicas de aprendizagem através de pequenos projetos, sempre em parceria com os professores e tendo como pano de fundo o currículo. Mas a Escola é muito mais do que o currículo. E esse mais começa aqui: na BE! 
Sejam bem vindos!

A TAL FOTO ESPECIAL

No dia em que as turmas do 8º ano foram ao Parque dos Poetas no âmbito da promoção da leitura, da cidadania e da sustentabilidade ambiental, foi lançado um desafio aos alunos pela Biblioteca Escolar: fotografar uma imagem no Parque que incluísse estas ideias, sem fotografar pessoas e com direito a um prémio, na nossa opinião bastante bom- um cheque da FNAC no valor de 15€.
Apesar de serem 50 alunos, só participaram 5. Para quem não dispensa o telemóvel, não se entende! A geração da selfie e do tik tok…. Ou será que o jovem se está a tornar tão individualista ou até tão egocêntrico que nem repara naquilo que o rodeia? Ou, pelo contrário,  será que os alunos  ficaram tão entretidos com o convívio fora do espaço da escola e com  a liberdade no parque que até se esqueceram do concurso….
De qualquer forma, foram acolhidas e apreciadas pelo júri as cinco belas fotos ( duas do 8º1 e três do 8º2), tendo sido eleita a fotografia da aluna Carolina Sales( 8º1) por ter respeitado a fusão dos temas e pela sua criatividade.
PARABÉNS À VENCEDORA E A TODOS OS PARTICIPANTES!
Nota: Para se poderem colocar no site, as fotos perderam um pouco de qualidade.

A 5ª edição do READ ON e a nossa 5ª participação

A turma 7 do 11.º ano, desafiada pela professora Sandra Conceição,  participou no Projeto “Antologias” (READ ON) ao longo do ano letivo, tendo o fim dos trabalhos culminado com a  presença da mesma no Festival Literário READ ON, no dia 24 de maio, no Solar dos Zagallos.
O projeto levou os alunos a trabalhar on-line e por videoconferência, em parceria com colegas do ensino secundário da Escola Secundária de Albufeira e com o escritor Rui Correia.
O produto final do trabalho levado a cabo pelos alunos foi surpreendente, uma vez que resultou de um repto lançado pelo escritor que os acompanhou e orientou na sua criação, que os desafiou a ir ao mais fundo de si e, em conjunto com a escola de Albufeira, pensar na liberdade de SER na atualidade
Foi com perseverança que o trabalho foi realizado, pois o desafio, para além do ato de escrita criativa, distendeu-se à ilustração do texto e à seleção de uma música que o acompanhasse. 
O balanço da participação é muito positivo, conduzindo o texto final para a ideia de que todos somos viajantes eternos, com enormes bagagens e com destinos distintos.
A BE fica, mais uma vez, grata à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de nos proporcionar a oportunidade de participar em projetos de escrita criativa muito interessantes, sempre com escritores de renome diferentes.Temos ainda a boa notícia de que, este ano, os textos de todas as escolas participantes do projeto “Antologias” verão os seus contos publicados!
Aguardamos com entusiasmo!
Profª Sandra Conceição

VISITA DE ESTUDO AO PARQUE DOS POETAS

No dia 22 de maio, as turmas do 8º1 (23 alunos), do 8º2 (9 alunos), do 8º3(11 alunos) e 8º4 (7 alunos), acompanhadas pela Professora Bibliotecária, pelas Diretoras de Turma, Cristina Azevedo e Mª do Céu Ponte, e pelas duas colegas da Educação Especial, Leonor Lopes e Cátia Rosa, foram de visita de estudo ao Parque dos Poetas, em Oeiras.
Cumprimos uma atividade há muito desejada: levar os alunos aos poetas em vez de trazer o poema à sala de aula. Se já é claro que o paradigma das aprendizagens se alterou, que é fundamental cimentar o prazer pela leitura, que temos de proporcionar momentos de convívio e interação comunicacional para além do digital, então esta iniciativa foi um bom exemplo disso mesmo.
Em grupo, fomos visitando cada autor, estando a leitura de uma ou duas poesias desse escritor a cargo de um ou dois alunos. A cada paragem correspondeu uma reflexão, um olhar para a natureza, um despertar para algo que se desconhecia até aquele momento. “Porque só há duas mulheres na Reunião dos Poetas?”,  “O que são heterónimos?”, “Olhem, a estátua tem uma venda nos olhos, mas a outra não.”...
Entretanto, os alunos estavam entusiasmados em encontrar a imagem perfeita para o desafio proposto pela BE: quem apresentar a melhor foto do Parque (sem pessoas e dentro do tema ) terá direito a um prémio atribuído pela biblioteca escolar.
De qualquer forma, o entusiasmo maior foi quando, enfim, puderam descansar, descalçar-se, jogar, brincar e comer. Houve quem tivesse estendido toalhas para o piquenique para partilha de comida, outros só quiseram jogar futebol, outros jogar às cartas, outros simplesmente conversar, outros jogar voléi (com as professoras), até houve quem tivesse caído no lago para ir apanhar uma bola!
Nesta altura, sorri. Já alguma coisa teriam questionado e aprendido e agora, sem telemóveis, estavam juntos, na natureza, descontraídos e felizes.
Alexandra Alves - PB

A LIBERDADE DE LER

Os 50 anos do 25 de abril foram comemorados na escola de diferentes formas e por múltiplos intervenientes. As comemorações envolveram a escola em várias atividades desde pinturas que foram afixadas nas janelas da sala polivalente, a filmes  e curtas, a recriação de uma sala com objetos dos anos 60, a palestras, visitas de estudo e muitas outras iniciativas. A BE também participou, claro!
A Biblioteca Escolar optou por se centrar numa das condicionantes da ditadura em Portugal associada à leitura – a censura, definida pelapolítica do regime do Estado Novo, que institucionalizou um estrito controle dos meios de comunicação, nomeadamente dos periódicos e a apreensão sistemática de livros. Como é sabido, era com o célebre “lápis azul” que se cortava todo o texto considerado impróprio.
Neste sentido, a partir do livro de Romeu Correia Sábado Sem Sol e da contextualização do espaço e do tempo, foi lido e analisado pela PB, um dos contos da obra na turma do 3º 8, do curso profissonal de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.https://www.instagram.com/p/C6ESLi7s9HY/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Simultaneamente, a equipa da BE realizou uma mostra de livros censurados como, por exemplo, Bichos de Miguel Torga ou A Condição Humana de André Malraux!!! De uma extensa lista de livros, expusemos alguns significativamente ao lado de 50 cravos feitos pela colega Alice Rolo e pela nossa AO.
https://www.instagram.com/p/C6EP4RtoGWi/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Censurar é impedir de ler e impedir de ler é impedir de se informar, de se formar e de sonhar. Porque como disse Fernando Pessoa, no Livro do desassossego, “Ler é sonhar pela mão de outrem.”

O CAMINHO DE SANTIAGO

Este ano o PNL decidiu não lançar o Concurso Nacional de Leitura (CNL) a que estávamos tão habituados a participar e até a alcançar bons resultados, ano após ano. No entanto, no âmbito do Projeto ““Almada na rota do Oriente” realizado pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, parceiro da nossa Escola, foi apresentado o tema MACAU para o concurso de leitura concelhio com apoio do Centro, da CMA, do Museu de Macau e da Fundação Jorge Álvares.
As provas, escrita e oral, tiveram lugar a nível escolar em janeiro a partir da leitura do livro “Missão Impossível” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A história parte da existência de um vaso que existe no Museu de Macau e refere o nosso patrono. O vencedor e representante da escola Fernão Mendes Pinto foi o aluno do 8º3, Santiago Faustino.
De seguida, este aluno teve de ler outra obra, “ Navio Mistério- a Nau do Trato”, das mesmas autoras onde também surge o ambiente asiático e a expansão portuguesa.
No dia 10 de abril, os alunos com melhor prestação no concurso, a professora bibliotecária, Alexandra Alves, e a professora de Português da turma, Mª do Céu Ponte, acompanharam o Santiago à prova a nível concelhio que se realizou no auditório do maravilhoso Museu de Macau, em Lisboa. O concurso permitiu uma visita guiada muito interessante  onde os nossos alunos puderam ver com os seus próprios olhos o vaso de Jorge Álvares, assim como a carta de Fernão Mendes Pinto sobre a sua chegada a Lampacau e a designação de Macau. Os alunos puderam ainda conhecer a escritora Isabel Alçada, falar com ela e obter um autógrafo! Houve convívio e uma competição saudável entre escolas do mesmo concelho.
O Santiago teve um desempenho fantástico! Não foi o que recebeu o 1º prémio mas, para nós, foi o vencedor. Encheu-nos de orgulho e vontade de continuar a apostar na formação de quem quer ler e aprender. Investir num trabalho de cidadania ativa, evocar a história para preparar o futuro.