Biblioteca Escolar

Concurso Nacional de Leitura - Parabéns às alunas apuradas!

 
 
No dia 12 de fevereiro decorreram na Biblioteca José Saramago, no Feijó, as provas do Concurso Nacional de Leitura da fase municipal. Das três alunas apuradas no concelho de Almada, na categoria do Ensino Secundário, duas são da Fernão Mendes Pinto - Mariana Névoa (10º4) e Joana Faustino (10º7). Parabéns às jovens leitoras!
A próxima etapa terá lugar em Loures no dia 15 de abril a propósito da leitura de Jesus Cristo bebia cerveja de Afonso Cruz.
Boa sorte e boas leituras!

Lembrar para não esquecer

 
Assinalam-se hoje, dia 27 de janeiro, 75 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz- Birkenau pelas tropas soviéticas. Primo Levi refere em Se isto é um Homem (1947) que, ao verem os horrores do campo, os soldados "pareciam oprimidos não apenas pela compaixão, mas pelo...sentimento de culpa de que tal crime pudesse existir."
Lembrar o Holocausto, o extermínio aos milhares de judeus e não só, é lembrar que é fundamental manter os valores da Liberdade e da Tolerância como valores basilares do século XXI.

Alunos apurados para a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura-14ª edição

 
Após uma prova escrita e uma entrevista sobre as obras escolhidas, o júri da fase escolar do CNL  apurou, finalmente, os quatro finalistas que irão representar a Fernão Mendes Pinto na fase municipal. São os seguintes:
Ensino Básico - Isabel Luís (7º1) e Teresa Santos(9º2);
Ensino Secundário - Mariana Névoa (10º4) e Joana Faustino(10º7).
Todos os participantes tiveram um excelente desempenho e esperamos para o ano poder contar com mais alunos ainda!
Aos vencedores, desejamos muita boa sorte!

Temos livros novos na BE

 
Ano Novo, livros novos!
Para a maior parte de nós, uma das resoluções de ano novo é ler mais. Eis uma boa oportunidade de o fazer, dado que a BE acaba de adquirir livros novos.

ICE IS NICE!

 
O tema do conto deste mês foi o desenvolvimento sustentável. "Winston of Churchill" foi a história escolhida para o 8º3 ouvir e deixar-se encantar. Churchill é um urso polar indignado com o degelo, com o abate das árvores e com a acumulação do lixo. Para ajudar a melhorar o planeta, por um lado, resolve deixar de fumar e, por outro, organiza uma ação de sensibilização contra o aquecimento global que está a destruir o seu habitat.
Tal como Winston, se todos fizermos qualquer coisa no nosso quotidiano, mesmo que pequena, ajudaremos o mundo a ficar mais sustentável e aprazível.

Letras e Sons do Mundo na Fernão

 
A BE teve o prazer de se juntar à iniciativa "Letras e Sons do Mundo", promovida pelo GPRE, que juntou uma Encarregada de Educação, professores e alunos em torno de leituras e conversas. Assim, sob a Bandeira da Escola Intercultural, celebrou-se, com alegria e muita cor, o Dia Internacional das Migrações.
Como disse Marcel Proust, " A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter olhos novos".

BOAS FESTAS!

 

"10 MINUTOS A LER" ESTÁ DE PARABÉNS !

No passado mês de outubro,a BE lançou o desafio a todos os alunos da escola no sentido de trazerem um livro para lerem durante os primeiros dez minutos da aula das 8h15.
Feito o balanço, verificou-se que a atividade teve uma boa adesão por parte dos alunos, sendo que a maioria registou o desejo de a repetir sugerindo, inclusive, que a mesma se prolongasse no tempo. Pôde-se também depreender o grau de satisfação de alguns desses alunos por terem proposto que a atividade fosse realizada duas vezes por ano ou mesmo o ano inteiro.
Quanto aos aspetos positivos, sublinha-se o silêncio, a ajuda na concentração, o facto de estarem todos juntos a ler e ainda a oportunidade de lerem o que quisessem (até a partir do telemóvel) e, nalguns casos, o que precisavam.
Como aspeto negativo, os alunos referiram a indisponibilidade de alguns professores para dar cumprimento à atividade. A registar 4 turmas do ensino secundário que não usufruíram deste momento de leitura em nenhum dos dias.
Conclui-se que os objetivos inicialmente definidos foram atingidos na sua grande maioria - criar hábitos de leitura e desenvolver o prazer de ler.
Tal como se afirmou aquando do lançamento dos " 10 minutos a ler ", a leitura dá um franco contributo para a melhoria da concentração e da disciplina, para além de desenvolver múltiplas literacias.
QUANTO MAIS LEMOS, MELHOR LEMOS !

DESCOBRE A EXPOSIÇÃO - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SOPHIA BREYNER ANDRESEN

 
As turmas 7º3 e 8º1 vieram à Biblioteca com as respetivas professoras de Português, Drª Deolinda Fernandes e Drª Ivete Saiago, a fim de ver, de forma atenta, a pequena exposição sobre o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Foi com entusiasmo e interesse que os alunos preencheram o questionário, tendo mostrado vontade de repetir este tipo de atividade.
Vamos a isso?
 

UM CONTO DE NATAL NA BIBLIOTECA

 
Segunda-feira, dia 2 de dezembro, foi dia de leitura em voz alta na BE. A professora Zoraida Teles, mais uma vez, leu um conto em língua inglesa. Os alunos do 8º1 estiveram atentos e muito interessados na bela história de Hans Christian Andersen - A Vendedora de Fósforos.
Para além de desenvolver o gosto pela leitura, importa lembrar que há crianças que, como a menina dos fósforos, não passam um Natal feliz. Cabe-nos a todos ajudar, não apenas nesta época natalícia, mas durante todo o ano!