Dia Europeu das Línguas na Fernão 2019

A tradição manteve-se e a nossa escola celebrou, mais uma vez, a diversidade linguística e cultural no Dia Europeu das Línguas (26 de setembro), com várias iniciativas ao longo do dia, dinamizadas pelo Departamento de Línguas, pelo GPRE e pela Biblioteca Escolar: “Peddypaper das Línguas”, Embaixadores de Língua e Cultura”, “Navegar com Palavras Ilustradas” e “Encontro de Línguas e Culturas”.

A partir das 10.30h, todas as turmas do 10º ano participaram entusiasticamente no “Peddypaper das Línguas ESFMP”, aprendendo ou alargando, de forma lúdica, os seus conhecimentos sobre as línguas e culturas portuguesa, inglesa, francesa, alemã e, pela primeira vez, italiana. Parabéns e obrigado a todos os participantes.
Em simultâneo, decorreu a iniciativa “Embaixadores de Língua e Cultura”, que consistiu na visita de alunos estrangeiros da nossa escola a várias turmas. O objetivo desta visita foi a partilha de algumas curiosidades sobre a língua e cultura dos seus países de origem. Para além disso, estes embaixadores semearam o interesse pela aprendizagem de outras línguas, deixando uma frase ou expressão na sua língua materna, para os visitados aprenderem.
O ensino básico e algumas turmas do ensino secundário ilustraram o lema/tema do projeto Rede de Escolas Magalhânicas: “Navegar, Conhecer, Acolher”. Com palavras em todas as línguas ensinadas na Fernão - Português, Inglês, Francês e Alemão - a nossa sala Polivalente tornou-se também poliglota.
Durante a tarde, a comunidade educativa reuniu-se numa sessão intitulada ”Encontro de Línguas e Culturas”. Alunos estrangeiros da nossa escola apresentaram os seus países e deram testemunho da sua integração na nossa escola e em Portugal. A Sra. Perozo e o Sr. Mohammad, encarregados de educação de alunos da nossa escola, provenientes da Venezuela e do Paquistão, respetivamente, deram também um testemunho emocionante da vida nos seus países de origem, das suas motivações para vir para Portugal e da sua integração no nosso país. Ficou o interesse e a promessa de repetição de iniciativas idênticas no futuro, e a convicção de que a diversidade linguística e cultural precisa de ser celebrada em permanência.