O 7º1 na ETAR do Portinho da Costa

No dia 23 de março de 2023, a turma do 7º1 foi visitar a ETAR do Portinho da Costa, acompanhada pelos professores Cristina Azevedo, Clementina Susana e João Canelas. Esta visita foi realizada no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento e teve como objetivos: conhecer o funcionamento de uma ETAR; sensibilizar para a preservação do meio ambiente; promover a consciência da água enquanto um bem público.

A turma foi acompanhada por um operador dos SMAS de Almada, que fez a visita guiada à ETAR, explicando todos os processos necessários para o tratamento eficaz das águas residuais, antes de serem despejadas no rio Tejo com menos de 5% de poluição. Esta ETAR está em funcionamento desde 2003 e trata as águas residuais das zonas da Costa de Caparica, Trafaria e parte da Charneca de Caparica e Sobreda.
A visita começou pela sala de comando, onde a turma observou como eram monitorizados nos computadores os diversos equipamentos, seguindo-se a zona onde são recebidos os efluentes que passam através de grades de malha fina onde são removidos os sólidos grosseiros. As águas são depois bombeadas para os diversos tanques onde se retiram gorduras e areias e prosseguem os restantes tratamentos químicos e biológicos, até à desinfeção final por luz ultravioleta. Esta ETAR ainda não faz o reaproveitamento de todos os resíduos, à exceção do biogás produzido que é armazenado e valorizado na produção de energia térmica e elétrica. O 7º1 ficou impressionado com a quantidade de lixo sólido encontrado nas águas residuais, nomeadamente embalagens, cotonetes, fraldas e até dinheiro!
A Fernão Mendes Pinto, e nomeadamente a turma 7º1, agradece à CMA por ter disponibilizado um autocarro municipal, para que se realizasse a visita sem custos, e agradece também aos SMAS de Almada e ao staff da ETAR do Portinho da Costa pela disponibilidade e atenção para com todos os alunos e professores.
 
Carolina Sales, Mariana Ferreira e Sara Louro - 7º1