Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação, entidade responsável pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, em Almada, Pragal, em parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, vem, por este meio, apresentar o Programa Cultural “Almada na Rota do Oriente” a desenvolver de outubro de 2023 a junho de 2024.
Esta iniciativa, promovida por cidadãos da diáspora com particular sentido de vivência e pertença ao Oriente, pretende ressignificar os espaços identitários, as memórias e os afetos que nos ligam ao Mundo Global. Conta com a assessoria científica do Professor Doutor Carlos Piteira, investigador integrado no Instituto do Oriente / Universidade de Lisboa e presidente da Comissão Asiática da Sociedade Geografia de Lisboa, e com a participação de conceituados especialistas e artistas de várias áreas do conhecimento e das artes, alguns dos quais tiveram o privilégio de nascer, emigrar, viver e guardar memórias a oriente, particularmente, em Macau, a pérola da Ásia: ponto de encontro entre culturas.
O programa que inclui conferências, espetáculos de música, cinema, exposições (pintura, fotografia, instrumentos de música), literatura, gastronomia é acolhido pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto. Este patrono, o seu percurso de vida e a sua escrita fazem parte do ideário da Associação Almada Mundo, exaltando a universalidade da Peregrinação, obra de referência humanista, histórica e literária, escrita no Pragal e publicada no Séc. XVII.
Procura-se recuperar esse legado simbólico e transportá-lo para homenagear a fórmula da interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente. Macau tornou-se no símbolo das relações entre o Ocidente e o Oriente, ou, em rigor, entre Portugal e a China. Macau merece ser revisitado e reconhecido, pelo compromisso histórico e social que ainda nos responsabiliza e compromete. Mobilizados por sinergias solidárias e comprometidas com as responsabilidades socioculturais e históricas das rotas portuguesas no mundo, celebramos a diversidade e o encontro em cidadania ativa e participativa