ALUNOS APURADOS PARA A FASE MUNICIPAL

Na Fernão, no passado dia 20 de janeiro, terminou a fase escolar da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
O processo de apuramento dos candidatos à fase seguinte foi longo, como é habitual. Os alunos inscritos tiveram de ler uma obra a nível de escola. As obras selecionadas foram Vanessa Vai à Luta de Luísa Costa Gomes e O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, respetivamente no ensino básico e no ensino secundário. Seguidamente, realizaram uma prova escrita sobre a leitura da obra e os quatro alunos de cada ciclo de ensino com melhor pontuação prestaram igualmente uma prova oral.
Durante uma hora e meia, perante um juri composto pela professora bibliotecária, professora Margarida Paiva e a professora (aposentada) Cecília Farinha, num diálogo entusiasmado e revelador de muito conhecimento e reflexão sobre as obras lidas, apuraram-se os alunos que vão representar a Fernão na fase municipal, a 16 de fevereiro. São eles:
- Júlia Câncio (9º3) e Emilly Dutra ( 9º3)
- Pedro Moraes (10º6) e Francisco Jorge (11º2)
A dita prova oral revelou-se antes uma verdadeira tertúlia onde as professoras presentes ficaram muito orgulhosas, dos jovens em geral, e destes alunos em particular, pela forma crítica e inteligente como abordaram as obras literárias que leram e da maneira como expuseram as suas ideias.
Obrigada a todos que colaboraram.
Parabéns aos professores que incentivaram e a todos os alunos que participaram!