O CAMINHO DE SANTIAGO

Este ano o PNL decidiu não lançar o Concurso Nacional de Leitura (CNL) a que estávamos tão habituados a participar e até a alcançar bons resultados, ano após ano. No entanto, no âmbito do Projeto ““Almada na rota do Oriente” realizado pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, parceiro da nossa Escola, foi apresentado o tema MACAU para o concurso de leitura concelhio com apoio do Centro, da CMA, do Museu de Macau e da Fundação Jorge Álvares.
As provas, escrita e oral, tiveram lugar a nível escolar em janeiro a partir da leitura do livro “Missão Impossível” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. A história parte da existência de um vaso que existe no Museu de Macau e refere o nosso patrono. O vencedor e representante da escola Fernão Mendes Pinto foi o aluno do 8º3, Santiago Faustino.
De seguida, este aluno teve de ler outra obra, “ Navio Mistério- a Nau do Trato”, das mesmas autoras onde também surge o ambiente asiático e a expansão portuguesa.
No dia 10 de abril, os alunos com melhor prestação no concurso, a professora bibliotecária, Alexandra Alves, e a professora de Português da turma, Mª do Céu Ponte, acompanharam o Santiago à prova a nível concelhio que se realizou no auditório do maravilhoso Museu de Macau, em Lisboa. O concurso permitiu uma visita guiada muito interessante  onde os nossos alunos puderam ver com os seus próprios olhos o vaso de Jorge Álvares, assim como a carta de Fernão Mendes Pinto sobre a sua chegada a Lampacau e a designação de Macau. Os alunos puderam ainda conhecer a escritora Isabel Alçada, falar com ela e obter um autógrafo! Houve convívio e uma competição saudável entre escolas do mesmo concelho.
O Santiago teve um desempenho fantástico! Não foi o que recebeu o 1º prémio mas, para nós, foi o vencedor. Encheu-nos de orgulho e vontade de continuar a apostar na formação de quem quer ler e aprender. Investir num trabalho de cidadania ativa, evocar a história para preparar o futuro.