VISITA DE ESTUDO AO PARQUE DOS POETAS

No dia 22 de maio, as turmas do 8º1 (23 alunos), do 8º2 (9 alunos), do 8º3(11 alunos) e 8º4 (7 alunos), acompanhadas pela Professora Bibliotecária, pelas Diretoras de Turma, Cristina Azevedo e Mª do Céu Ponte, e pelas duas colegas da Educação Especial, Leonor Lopes e Cátia Rosa, foram de visita de estudo ao Parque dos Poetas, em Oeiras.
Cumprimos uma atividade há muito desejada: levar os alunos aos poetas em vez de trazer o poema à sala de aula. Se já é claro que o paradigma das aprendizagens se alterou, que é fundamental cimentar o prazer pela leitura, que temos de proporcionar momentos de convívio e interação comunicacional para além do digital, então esta iniciativa foi um bom exemplo disso mesmo.
Em grupo, fomos visitando cada autor, estando a leitura de uma ou duas poesias desse escritor a cargo de um ou dois alunos. A cada paragem correspondeu uma reflexão, um olhar para a natureza, um despertar para algo que se desconhecia até aquele momento. “Porque só há duas mulheres na Reunião dos Poetas?”,  “O que são heterónimos?”, “Olhem, a estátua tem uma venda nos olhos, mas a outra não.”...
Entretanto, os alunos estavam entusiasmados em encontrar a imagem perfeita para o desafio proposto pela BE: quem apresentar a melhor foto do Parque (sem pessoas e dentro do tema ) terá direito a um prémio atribuído pela biblioteca escolar.
De qualquer forma, o entusiasmo maior foi quando, enfim, puderam descansar, descalçar-se, jogar, brincar e comer. Houve quem tivesse estendido toalhas para o piquenique para partilha de comida, outros só quiseram jogar futebol, outros jogar às cartas, outros simplesmente conversar, outros jogar voléi (com as professoras), até houve quem tivesse caído no lago para ir apanhar uma bola!
Nesta altura, sorri. Já alguma coisa teriam questionado e aprendido e agora, sem telemóveis, estavam juntos, na natureza, descontraídos e felizes.
Alexandra Alves - PB