Viajar é preciso. Ler também.

 
A Comunidade Leitores marcou presença na Semana do Patrono: Universidade Sénior de Almada (USALMA), alunos e professores embarcaram na viagem da leitura e entre si partilharam excertos de Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, e uma panóplia de textos de autores como Manuel António Pina, Nuno Júdice, José Gomes Ferreira, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Gianni Rodari, entre outros. O mote foram as viagens e as aventuras (e desventuras) do nosso patrono e de diferentes personagens evocadas. 
Viagem no sonho, na memória, viagem geográfica, viagem gráfica, viagem na técnica narrativa, que se apura e entretece nos grandes escritores que, a pouco e pouco, os alunos são já capazes de ler, apreciar e comentar são alguns exemplos deste caminho conjunto no qual os anciãos sempre nos presentearam com uma preparação cuidada de textos e respetiva leitura expressiva, quando não mesmo emotiva.
A Biblioteca Escolar agradece à USALMA , a todos os professores, alunos e convidados a sua participação empenhada e calorosa no projeto Ler+ Jovem, proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares.