O 7º ano no Museu de Marinha e Planetário

       No dia 7 de dezembro de 2016 realizou-se uma visita de estudo, no âmbito da disciplina Ciências Físico-Químicas, ao Museu de Marinha e ao Planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta visita foi guiada pelas magníficas professoras: Cristina Azevedo, Eugénia Pinho, Ana Fidalgo, Lourdes Albano, Beatriz Brandão, Liliana Gonçalves e, claro, pelo professor Nuno Sousa.

      Foi nesta aventura que estas turmas ficaram a conhecer melhor a época dos descobrimentos, pois o Museu de Marinha mostrou-lhes os navegadores, as suas naus e caravelas, instrumentos náuticos e mesmo as especiarias que traziam do Oriente.
E todos ficaram deslumbrados com os camarotes do iate real Amélia, um navio comprado pelo Rei D. Carlos I de Portugalpara servir de iate real, de navio de guerra e de navio hidrográfico, cujo nome homenageava a sua esposa D. Amélia de Orleães.
Ainda tiveram oportunidade de ver o hidroavião com que Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a travessia aérea do Atlântico Sul.
Já no Planetário, as turmas viram como a Terra evoluiu desde o Big Bang, e refletiram sobre a influência do Homem neste “planeta azul” e a necessidade de o preservar, enquanto se procuram novos mundos… e tiveram mais uma oportunidade de rever a matéria dada no 1º período a Física (Astronomia).
 
Ana Catarina Ressureição e Beatriz Góis  7º2