A cientista Elvira Fortunato deu uma aula na Fernão

“As novas tecnologias aliadas à vontade exorbitante do Homem em mudar o Mundo, trouxeram-nos a oportunidade de conhecer a prestigiada cientista Elvira Fortunato, uma forte candidata ao Prémio Nobel da Física em 2020. O início da palestra foi marcado por uma breve apresentação da convidada com o intuito de dar a conhecer o seu percurso, a sua longa jornada e os seus esplêndidos trabalhos realizados na área da nanotecnologia.

Olhando ao redor, era notória a atenção e o interesse por parte de todos os assistentes (de facto, não é todos os dias que temos perante nós uma conceituada cientista).
De entre os vários temas abordados nesta apresentação, é de destacar os problemas ambientais tendo, por isso, surgido a necessidade de se inventar novas tecnologias de materiais ecológicos, como foi o caso do transistor, um dispositivo constituído por três componentes: materiais condutores, semicondutores e isolantes, sendo este último o papel.
Por fim, é importante realçar o trabalho magnífico da convidada e a curiosidade que inundava por completo todos os presentes.”
Clara Freixiela, Aluna do 12º ano Turma 1