9ª Prova do Campeonato Nacional foi um cabaz de sucessos para o FAC

A deslocação do Fernão Archery Club à cidade berço para a disputa da 9ª prova do Campeonato Nacional de Tiro com Arco não poderia ter corrido melhor. Dos 5 arqueiros que participaram na prova (2 cadetes e 3 juniores todos recurvos masculinos) quatro regressaram não só medalhados, mas também com 9 recordes pessoais para acrescentar aos seus registos e uma taça de equipas.

Com apenas 5 atletas (da mesma divisão divididos por apenas 2 escalões) dos 67 arqueiros presentes, os troféus alcançados colocaram o FAC no 2º lugar do medalheiro de entre 16 clubes representados.
Vamos então por partes:

  • Vasco Pedroso (cadete) – medalha de ouro depois de levar de vencida 3 eliminatórias consecutivas e de ter brilhantemente recuperado de um 0-4 para um 5-5, contra 1º classificado do ranking nacional, conseguiu levar a decisão do ouro para um tiro de desempate (shoot-off) donde saiu vencedor. Destaque também para os seus 2 novos recordes pessoais, nas 36 e nas 72 flechas, mas que mesmo assim só o classificaram em 3º lugar do open.
  • Francisco Braga (cadete) – medalha de bronze após vencer 2 eliminatórias e ter ultrapassado nos quartos de final também em shot-off o 4º classificado do ranking. Destaque para os seus dois novos recordes pessoais das 36 e das 72 flechas obtidos no open e que o classificaram em
  • Henrique Bastos (júnior) - medalha de ouro e dominador em toda a linha da prova tendo batido de novo os suas melhores marcas tanto das 36 como das 72 flechas e ficando apenas 4 pontos quer da 2ª estrela FITA quer dos mínimos para o ingresso na seleção nacional de jovens.
  • Tiago Rodrigues (júnior) – medalha de prata e segundo lugar no open após uma segunda parte muito bem conseguida que lhe valeu novo recorde pessoal das 72 flechas.
  • Tomás Monteiro (júnior) – que no seu ano de estreia competitiva tem demonstrado francos progressos, classificando-se em quarto lugar também com dois novos recordes pessoais das 36 e das 72 flechas.

Parabéns para todos os nossos jovens atletas pelo seu empenho e dedicação mesmo em período que deveria ser de férias.
Um grande obrigado às famílias de todos os atletas que não só se disponibilizaram para a colaboração no transporte dos atletas como também pelo seu entusiástico e apoio à equipa ao longo da prova.
Um agradecimento especial ainda para a Zélia Rodrigues, mãe do Tiago, pela preciosíssima ajuda na organização da viagem e alojamento de tão numerosa representação das cores da Fernão.