Let’s CAMOLE (Erasmus+) – A ESFMP em Heraclião (Grécia)

Entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro realizou-se o segundo encontro das seis escolas parceiras no projeto Let’s CAMOLE, em Heraclião (Creta, Grécia). Este encontro realizou-se em regime híbrido, uma vez que os alunos de todas as escolas participaram online, e a escola de Herborn (Alemanha), alunos e professores, apenas teve autorização para o fazer nestas condições. As professoras Isabel Lopes, Alexandra Alves e Isabel Fernandes representaram a ESFMP num programa intitulado “História à sombra duma árvore? Por que não?”

Em pleno berço da civilização europeia, o programa incluiu atividades formais de aprendizagem, online e presenciais, visitas de estudo – percurso no centro histórico da cidade, visita ao Palácio de Cnossos e ao Museu Arqueológico de Heraclião  -, partilha de experiências e momentos de reflexão entre docentes. A diversidade de atividades e a metodologia utilizada (ativa e diferenciada) demonstraram a importância da diversificação das estratégias e dos ambientes de aprendizagem. A propósito da História e simbolismo do local os participantes adquiriram também alguns conhecimentos rudimentares da língua grega, com cujo alfabeto todos tinham tido contacto nas aulas de Matemática.
O encontro cumpriu com êxito os objetivos a que se propôs, sob a coordenação competente e entusiasta da coordenadora grega, Penelope Diamantakou. Imprevistos de última hora, consequência do tremor-de-terra que abalou a cidade, obrigaram a coordenadora a adaptar, dia a dia, um programa cuidadosamente preparado sob a incerteza imposta pela pandemia.
Apesar do programa intenso, houve momentos de confraternização à volta de uma mesa recheada de iguarias da gastronomia grega. O clima ameno, o ambiente salutar entre os participantes e a simpatia dos locais contribuíram para uma experiência memorável e inspiradora. 
No próximo mês de novembro a nossa escola irá acolher os alunos e professores das escolas parceiras no próximo encontro do projeto.