Visita de estudo ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação

No dia 15 de março, os alunos da turma 2 do 12.º ano deslocaram-se a Lisboa para participar numa visita ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), acompanhados pelas professoras Fátima Neves e Emiltina Matos.

O IPST tem por missão garantir a atividade da Medicina transfusional e da transplantação, assim como garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue, dos componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana.
O grupo ficou a conhecer as condições necessárias para se ser potencial dador de sangue: idade superior a 18 anos, mais de 50 kg de peso, ser saudável e ter hábitos de vida saudável. Já o potencial dador de medula óssea deverá ter idade entre os 18 e os 45 anos, peso igual ou superior a 50 kg e não ser portador de doenças crónicas ou de doenças autoimunes.
A visita às instalações, designadamente aos laboratórios, permitiu conhecer as condições de funcionamento e ver as provas usadas na identificação dos grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh.
A visita foi muito interessante e os alunos foram elogiados pela postura, interesse e participação demonstrados.
DOAR sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas!
Doe! Vai ver que não dói!