Let’s CAMOLE em Apače, Eslovénia

O projeto Erasmus+ Let’s CAMOLE encerrou o programa de mobilidades com o encontro interescolas em Apače, na Eslovénia, no passado mês de maio.

Entre os dias 9 e 12, a delegação da ESFMP, desta vez constituída pelos professores Isabel Lopes, Cristina Azevedo e Nuno Sousa, e pelos alunos, Matilde Cabral, Sofia Morgado (ambas do 9º1) e Martim Cunha (9º2), participou no programa de workshops, visitas e reuniões subordinadas ao tema “Ambientes de Aprendizagem Saudáveis”.
A equipa da escola anfitriã e coordenadora do projeto - Osnovna šola Apače - levou os participantes à descoberta da cultura local e da cultura eslovena, através de jogos de interconhecimento, de peddypapers e de visitas a locais emblemáticos da região, como Expano Murska Sobota, Gornja Radgona. No dia 11, o Let’s CAMOLE foi até à capital, Liubliana, que explorou a pé e onde visitou o Museu das Ilusões. As famílias anfitriãs, que tão bem acolheram os alunos visitantes, complementaram o programa formal com atividades e visitas de enriquecimento cultural.
O programa do encontro incluiu ainda a visita guiada à escola, assistência a aulas e workshops de dança e de confeção de refeições saudáveis. Movimento e alimentação saudável estiveram presentes em (quase) todos os momentos da semana.
O grupo Let’s CAMOLE foi oficialmente recebido na Câmara Municipal de Apače pelo presidente, Dr. Andrej Steyer, que salientou a importância dos projetos Erasmus+ para o aprofundamento da cidadania europeia e para a coesão da própria União Europeia. Da Câmara Municipal de Almada, o Dr. Steyer recebeu uma mensagem e uma oferta evocativa da nossa comunidade.
O projeto despediu-se com uma cerimónia de encerramento cuidadosamente preparada pela escola anfitriã, dirigida pela diretora Violeta Kardinar e pela coordenadora do projeto, Renata Jakič, na qual atuaram uma orquestra e coro de alunos e professores e ainda um grupo de dança folclórica de jovens alunos. Para além das famílias anfitriãs e dos alunos participantes no projeto, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Apače e a representante da Agência Nacional Erasmus+ da Eslovénia.
As seis escolas parceiras irão agora aprofundar e disseminar as aprendizagens realizadas no âmbito do Let’s CAMOLE. A troca de experiências e os laços pessoais e profissionais estabelecidos ao longo dos três anos do Let’s CAMOLE deixam a vontade e a certeza de projetos futuros em comum.