Almada na Rota do Oriente”, Projeto acolhido pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, iniciado em outubro de 2023 e a decorrer até maio de 2024, é promovido por cidadãos da diáspora com particular sentido de vivência e pertença ao Oriente. Inclui conferências (Literatura, História, Sociologia, Etnografia), espetáculos de Música, Cinema, Exposições (Pintura, Fotografia, instrumentos de música) e Gastronomia. Para além da programação central, visa também a interação com as escolas e as bibliotecas escolares e municipais, procura a apropriação das temáticas pela comunidade e inclui uma componente de formação de docentes.
O Centro Cultural Fernão Mendes Pinto é enquadrado pela Associação Almada Mundo (em parceria com a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal, Cacilhas e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto) e o seu ideário centra-se no seu patrono, Fernão Mendes Pinto, que escreveu no Pragal a Peregrinação, uma das mais importantes obras da literatura de viagens em língua portuguesa que, à sua época, teve uma enorme projeção na Europa.
Procura-se recuperar um legado simbólico e universal para homenagear a fórmula da interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente. Símbolo das relações entre o Ocidente e o Oriente, ou, em rigor, entre Portugal e a China, Macau será o ponto principal desta rota do Oriente. Macau merece ser revisitado e reconhecido, pelo compromisso histórico e social que ainda nos responsabiliza e compromete.
O presente Projeto constituiu a base de uma proposta de Ação de Formação de Curta Duração (ACD) para Educadores e Professores, formalizada pelo Instituto Piaget, com o objetivo de aumentar o impacto do programa, pelo natural alargamento à comunidade escolar e educativa. Inscrições junto a Almada Mundo Associação, através do formulário de inscrição no seguinte link: https://forms.gle/81NCJcivw5cg1tSw9 . (nota: Estudantes Universitários interessados terão também um certificado de participação).
ALMADA NA ROTA DO ORIENTE
Qua, 22/11/2023 - 23:12