Numa iniciativa das Bibliotecas Escolares do concelho de Almada, em parceria com o centro comercial AlmadaForum, no dia 23 de janeiro, dia em que supostamente nasceu Luís Vaz de Camões, celebrou-se o poeta de forma muito diversificada.
A par da exposição dos trabalhos de alunos das diferentes escolas do concelho, a lírica camoniana foi apresentada pela música, dança, declamação e teatro. A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto participou com uma representação dos versos sobre o Adamastor, essa grandiosa figura mítica, descrito no canto V de Os Lusíadas. O núcleo de teatro, coordenado pela professora Cristina Azevedo e constituído pelos alunos do 7º1, Inês, Lara, Santiago e Yuri, brilhou no palco . O professor Ângelo Rodrigues colaborou com a declamação do poema O Mostrengo, de Fernando Pessoa, intervenção que trouxe inovação, atualidade e cor à representação. Estão todos de parabéns.
Como ficou provado, mostrar à comunidade o que se faz nas escolas, especificamente em interação com as bibliotecas escolares, é importante e necessário.
A Professora Bibliotecária

CELEBRAR CAMÕES
Ter, 27/01/2026 - 08:55