Cerca de 200 alunos do ensino secundário, distribuídos por quatro turmas de 10º ano (turmas 3,5,6,7), quatro turmas de 11ºano (turmas 2,4,6,7) e três turmas de 12º ano (turmas 3,5,6), orientados por treze professoras de áreas muito diversas, lançam novo projecto Comenius na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.
Durante dois anos os participantes vão debruçar-se sobre o tema “Borders”- “Fronteiras” e contactar com parceiros de quatro países: Áustria, Hungria, Itália e Turquia.
Informe-se sobre este projecto em Ler mais.
Os projectos COMENIUS são uma iniciativa da Comissão Europeia e pretendem contribuir para o conhecimento mútuo dos jovens e das escolas na Europa. A promoção do multilinguismo e da interculturalidade é outra das finalidades destes projectos.
Financiados pela Comissão Europeia, os projectos Comenius prevêem a colaboração de escolas, alunos, professores para a realização de actividades, bem como mobilidades de alunos e professores.
BORDERS – FRONTEIRAS
DURAÇÃO
O projecto Comenius BORDERS tem a duração de dois anos, com início em 01 de Agosto de 2009 e termo em 31 de Julho de 2011.
PAÍSES
Todas as actividades relacionadas com o tema do projecto BORDERS – FRONTEIRAS serão levadas a cabo em parceria com escolas da Áustria (Viena), Hungria (Budapeste), Itália (Turim) e Turquia (Antalya).
LÍNGUA DE COMUNICAÇÃO
O Inglês é a língua de comunicação usada entre os parceiros do Projecto.
ACTIVIDADES
As actividades são orientadas por professores da turma e decorrem integradas nas disciplinas que, em cada turma, o integram.
Ao longo dos dois anos da implementação do projecto, várias turmas do ensino secundário da nossa Escola participarão na realização de tarefas que implicam a partilha de produtos e de informação, bem como a interacção com alunos das escolas parceiras do Projecto, sobretudo on-line.
No link do Projecto, que será criado a partir do site da Escola, poderão ser acompanhadas as iniciativas levadas a cabo em cada momento do projecto.
MOBILIDADES
Estão em curso as primeiras actividades e já foi feita a selecção dos três alunos que, juntamente com três professoras, se deslocarão a Viena entre 8 e 14 do próximo mês de Novembro. A estes alunos competirá representar a nossa Escola, apresentar trabalhos e participar em aulas e outras actividades, em colaboração com os alunos das restantes escolas parceiras.
Durante estes encontros de parceiros, os alunos ficarão alojados em casa de colegas da escola anfitriã.
O plano de mobilidades contempla ainda, no presente ano lectivo, uma deslocação de três alunos e três professores a Turim, em Abril de 2010. No próximo ano lectivo, será a vez de a nossa Escola acolher alunos e professores das escolas parceiras, em Outubro de 2010. Em 2011, os encontros terão lugar em Budapeste e em Antalya, em Março e Abril, respectivamente.
PARTICIPANTES NA ESCOLA FERNÃO MENDES PINTO
O Projecto conta com a participação de cerca de 200 alunos do ensino secundário, distribuídos por quatro turmas de 10º ano (turmas 3,5,6,7), quatro turmas de 11ºano (turmas 2,4,6,7) e três turmas de 12º ano (turmas 3,5,6) e com a colaboração de treze professoras de áreas diversificadas.
O projecto “Borders” será uma nova oportunidade para uma interacção saudável e motivadora, para alunos e comunidade escolar em geral, um contributo para a sua formação multicultural e plurilingue.
A Coordenadora do Projecto
Maria de Lurdes Cruz