Breve Historial da Escola

aguarela_escola.jpg
Aguarela: Prof.ª Conceição Arco

A Escola Secundária Fernão Mendes Pinto representa uma continuação da Secção de Almada do Liceu D. João de Castro, criada em 1965, a qual viria a dar origem ao Liceu Nacional de Almada, autónomo partir do ano letivo de 1972/73. As instalações situavam-se no centro da cidade, na Praça S. João Baptista, num espaço bastante amplo, atualmente ocupado pelo Complexo do Fórum Municipal Romeu Correia. Ao longo de muitos anos, por ser Liceu, constituiu a única escola do concelho a disponibilizar o curso complementar que dava acesso direto às Universidades.

Ainda com a designação de Liceu Nacional de Almada a escola abandonou os pavilhões provisórios em que estivera durante dez anos, mudando-se em Outubro de 1975, para a construção que atualmente ocupa.

No ano letivo de 1978/79 este estabelecimento de ensino passou a designar-se por Escola Secundária de Almada, nome que passou ao atual, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em 1987/88.

Patrono da Escola

"... E nisto vieram a parar meus serviços de vinte e um anos, nos quais fui treze vezes cativo e dezasseis vendido, por causa dos desaventurados sucessos que atrás, no discurso desta minha tão longa peregrinação, largamente deixo contados..."
(Excerto de "A Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto)