CSI Fernão Mendes Pinto

CSI Fernão Mendes Pinto Na passada sexta-feira, 1 de Abril, um grupo de alunos da turma 2 do 12º ano, no âmbito do seu projecto “Ciências Forenses: A Realidade“ desenvolvido em Área de Projecto, organizou uma Sessão centrada no “DNA fingerprinting”, processo subjacente às Ciências Forenses, bem como um Laboratório Aberto, ambos na sala 35, e dirigidos a várias turmas da Escola.

A Sessão e o Laboratório Aberto foram organizados e realizados com o intuito de dar a compreender ao público o quão complexos e morosos podem ser os processos realizados em Ciências Forenses utilizados, posteriormente, como informação decisiva em processos judiciais e outros.

A sessão teve como orador convidado e dinamizador o Professor Doutor José Matos, investigador do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, que interagiu com o público de uma forma muito interessante e cativante.

O Professor José Matos marcou também a sua presença no Laboratório Aberto, em que os alunos puderam realizar actividades relacionadas com as Impressões Digitais, recolhendo a sua própria impressão digital, identificando-a e compreendendo um possível modo de as recolher num local de crime.

O processo de electroforese, técnica associada ao DNA fingerprinting, foi também mostrado de modo interactivo, sendo explicado o modo de procedimento e a sua interpretação para um caso de fraude de paternidade canina. No balanço final das duas actividades, verificou-se uma grande aderência e interesse por parte da comunidade escolar, participando o público com nítido agrado nas actividades desenvolvidas e sendo o trabalho do Grupo elogiado pelo Professor convidado e pela docente de Área de Projecto, a Dra. Maria do Sameiro Jorge.

O Grupo gostaria de agradecer a presença de todos, a colaboração da docente e um especial obrigado ao Professor José Matos pela sua presença e toda a colaboração, imprescindível ao Projecto.

Ana Chora, André Antunes, Nádia Morais,Vanessa Valentim