Visita de Estudo das turmas de 9º ano aos Museu da Electricidade e da Presidência da República

Na passada quinta-feira, dia 8 de maio, as turmas de 9º ano visitaram, no âmbito das disciplinas de Físico-Química e História, os Museus da Electricidade e da Presidência, com os Professores Anabela Viseu, Isabel Rosendo, Cecília Lourenço, Sofia Santos, Clementina Susana, Conceição Marques, Cristina Gonçalves, Cristina Azevedo, Carla Piedade, Nuno Pousinho, Raquel Melo, Graça Campos, Maria José Alves e Maria de Jesus Guedes.

O Museu da Electricidade é um edifício imponente, que em tempos foi a central termoeléctrica (de carvão) que abastecia Lisboa. Primeiramente, deslocámo-nos para uma sala onde o guia aprofundou (e relembrou) alguns conceitos e matérias estudados em Físico-Química, através de experiências e de modelos que nos ajudaram a perceber a descoberta da electricidade e como esta é produzida e aplicada no nosso dia-a-dia. De seguida, já dentro da antiga central, pudemos admirar os soberbos equipamentos onde se sucedia o processo de produção de energia, das caldeiras aos gigantescos eletroímans, passando pelo transporte do carvão à recolha das cinzas; para além disso, tivemos ainda o prazer de “conhecer” algumas das profissões que aí se exerciam. Findámos esta primeira parte da visita numa sala onde realizámos as mais diversas experiências relacionadas com a electricidade, e onde nos divertimos bastante.
Regressámos depois aos autocarros com destino aos jardins de Belém, onde jogámos um peddy paper, realizado pelos professores. Este consistia num jogo de pistas onde tínhamos de descobrir a fórmula da cisão do átomo, de modo a ajudar o Major Alvega a impedir uma catástrofe na tão pacífica capital portuguesa, durante a II Guerra Mundial.
Após o agradável almoço que o bom tempo e a boa disposição nos permitiram, seguimos rumo ao Museu da Presidência onde fomos recebidos por um guia que se preocupou em explicar-nos cada detalhe dos símbolos que representam a nossa nação: o hino e a bandeira. Seguidamente, esclareceu como eram feitas as Visitas de Estado, e como decorria a “troca de presentes” entre os representantes de cada país, tendo depois destacado algumas das mais valiosas ou significativas ofertas que se encontravam em exposição. Deslocámo-nos por fim à ilustre parede onde se encontram os retratos de todos os presidentes até ao Dr. Jorge Sampaio, e ouvimos uma breve história acerca do mandato de cada um.
Regressámos à escola por volta das dezasseis e trinta, cansados, mas decerto mais eruditos e com valiosos conhecimentos arrecadados!
Maria Inês Hermenegildo
9º1